-
An experience between psychomotor practices and dramatic play: images of playing||Una experiencia entre prácticas psicomotoras y juego dramático infantil: imágenes del juego||Uma experiência entre práticas psicomotoras e jogo dramático infantil: imagens do brincar
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is intended for the study of relational psychomotor practices as a basis for the development of an experience with child drama carried out with students in the second year of elementary school, during which, critical observation allowed to conduct actions that are guided by the subjectivity and otherness of children. Starting from the conceptual propositions of Suzana Veloso Cabral (2001) on Relational Psychomotricity, the article seeks approaches with theories of theater and education by Peter Slade (1978), valuing the inventive potential of children. The article presents relevant aspects of the five meetings held with students, highlighting the evolution of experiences mediated by the combination of relational psychomotricity and dramatic play.||Este artículo está destinado al estudio de las prácticas de la psicomotricidad relacional como base para el desarrollo de una experiencia con juegos dramáticos realizada con alumnos de segundo año de Educación Primaria, durante la cual, la observación crítica permitió realizar acciones que se guían por la subjetividad y alteridad de los niños. Partiendo de las proposiciones conceptuales de Suzana Veloso Cabral (2001) sobre Psicomotricidad Relacional, el artículo busca aproximaciones con las teorías del teatro y la educación de Peter Slade (1978), valorando el potencial inventivo de los niños. El artículo presenta aspectos relevantes de los cinco encuentros mantenidos con los estudiantes, destacando la evolución de experiencias mediadas por la combinación de psicomotricidad relacional y juego dramático.||Este artigo se destina ao estudo de práticas psicomotoras relacionais como base para o desenvolvimento de uma experiência com jogos dramáticos realizada com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, durante a qual, a observação crítica permitiu conduzir ações que se balizam pela subjetividade e alteridade das crianças. Partindo das proposições conceituais de Suzana Veloso Cabral (2001) sobre a Psicomotricidade Relacional, o artigo busca aproximações com teorias de teatro e educação de Peter Slade (1978), valorizando as potencialidades inventivas das crianças. Assim, o artigo apresenta aspectos relevantes dos cinco encontros realizados com os estudantes, ressaltando a evolução das vivências mediadas pela combinação da psicomotricidade relacional com o jogo dramático.
ISSN
2238-2046
Autor
Meira, Thiago | das Graças de Souza Bortolini, Neide
Data
29 de janeiro de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/25584 | 10.35699/2237-5864.2021.25584
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Thiago Meira, Neide das Graças de Souza Bortolini | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 11 No. 21: jan.2021 - apr.2021; 221 - 248 | PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 11 Núm. 21: jan.2021 - abr.2021; 221 - 248 | PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 11 n. 21: jan.2021 - abr.2021; 221 - 248 | 2238-2046 | 1982-9507
Assuntos
Psicomotricidade relacional | Dramatizações espontâneas | Jogo dramático infantil | Relacional Psychomoticity | Natural dramatizations | Child drama | Psicomotricidad relacional | Dramatizaciones Espontáneas | Expresión dramática infantil
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion