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Análise da conversação e análise de rede social: técnicas para apoiar a mediação online
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Metadados
Descrição
As apropriações das tecnologias digitais em rede na vida cotidiana têm reconfigurado as práticas culturais, práticas estas consumidoras e produtoras de informações que circulam no ciberespaço na relação todos-todos e que vêm constituindo o que denominamos de cibercultura. Existem inúmeros sistemas computacionais que ajudam a cartografar os dados partilhados que circulam pelos fluxos informacionais do ciberespaço, possibilitando ao pesquisador ampliar a complexidade de suas interpretações e, assim, produzir sentidos, significados e representações mais informados em relação ao cotidiano pesquisado. Nesta pesquisa-formação na cibercultura optamos pelas técnicas de Análise da Conversação (AC) e Análise de Rede Social (ARS) para nos apoiar na interpretação da conversação estabelecida no fórum da disciplina ‘Informática na Educação”, que é uma disciplina obrigatória do 4º período e ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia a distância pela UERJ/CEDERJ/UAB. Nesta pesquisa, tínhamos como objetivo compreender a mediação entre docente-cursistas e cursistas-cursistas num fórum de discussão pela plataforma Moodle. O fórum de discussão é um meio comunicacional assíncrono que possibilita aos/às participantes fazerem reflexões densas e discutir em profundidade, sendo um espaço para produção de conversas relacionadas ao conteúdo da aula. Como achado emergente da pesquisa, destacamos a potência de tais técnicas para apoiar a mediação online.
Palavras-chave: Análise da Conversação. Análise de Rede Social. Mediação online. Pesquisa-Formação na Cibercultura.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
FAPERJ
Autor
Felipe da Silva Ponte de Carvalho; Uerj | Edméa Oliveira dos Santos; Uerj
Data
12 de dezembro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 46 (2019); 353-371
Tipo
Avaliado por Pares