Descrição
O poema “El Viejo Viscacha” foi escrito pelo poeta argentino José Hernández, em 1879. O texto faz parte do livro “La Vuelta de Martín Fierro”, um clássico da literatura argentina. A obra é uma continuidade do livro “El gaucho Martín Fierro”, de 1872, e conta a história de um gaúcho que vive feliz com sua mulher e filhos até que as autoridades argentinas, no início do século XIX, o prendem arbitrariamente para mandá-lo à fronteira do país. O objetivo era lutar com os índios autóctones para ampliar o território do país ainda em formação.
Após desertar, ele vaga pelos pampas e conhece um velho matreiro, que tem o costume de dar conselhos: El Viejo Viscacha, que é chamado D. Viscacha na tradução feita pelo português João Octávio Nogueira Leira, em 1949. O nível de correspondência entre os dois textos é quase total, graças principalmente à semelhança entre os dois idiomas.
Neste trabalho são analisadas as dificuldades de tradução da linguagem gaúcha argentina para o português e as soluções encontradas por Leira.