Descrição
Objetivo: analisar, através das matrículas na educação básica e na Educação Especial, a evolução do processo de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais na educação do Estado do Espírito Santo. Método: estudo do tipo ecológico, que utilizou dados secundários, oriundos dos Censos Educacionais. Foram incluídas, no estudo, as matrículas entre 2005 e 2013 realizadas em estabelecimentos de educação do Estado do Espírito Santo - Brasil. Foram analisadas 8.397.364 matrículas da educação básica, sendo 143.927 da Educação Especial. Resultados: foi evidenciada retração de 1% nas matrículas da educação básica, entretanto não houve variação nas matrículas da Educação Especial. Referente às modalidades de atendimento, observou-se redução nas matrículas para escola exclusivamente especializada em 30%, enquanto que para o atendimento em classe comum com atendimento educacional especializado (AEE), houve aumento de 16%. Considerações finais: a Educação Especial no Estado do Espírito Santo apresentou mudança em seu paradigma de atendimento sendo evidente a evolução em consonância com os ideais preconizados pela Declaração de Salamanca e dos direitos garantidos pela legislação vigente.