Descrição
O tema deste trabalho é a propriedade dialógica do gênero discursivo anúncio publicitário, especificamente de um anúncio da marca Faber Castell. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar a relação dialógica dos discursos presentes nos dois anúncios publicitários da marca Faber Castell: “Aquarela” e “Caras e Cores”. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa, que permitiu a análise dos anúncios selecionados no que se refere ao tema, ao estilo, à estrutura composicional, à ideologia, à interdiscursividade, à intertextualidade e às possibilidades que as mídias digitais atuais oferecem. Verificou-se que, tais anúncios se caracterizam principalmente pela intertextualidade na categoria de paródia, e que a marca adotou a temática da diversidade em sua comunicação mais recente, devido a temática apresentar uma abundante discussão no contexto sócio-histórico atual. Os resultados dessa pesquisa contribuem para os estudos atuais sobre discurso e argumentação no gênero anúncio publicitário ao explicitar as relações dialógicas que se estabelecem nas peças publicitárias analisadas.