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Analysis of consumers ability to afford public transportation in Brazilian states capitals||Retrato da capacidade de pagamento por parte do usuário de transporte público nas capitais brasileiras
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Metadados
Descrição
Income is a preponderant factor on the mobility condition of individuals, in proportion to the fact that the higher the monthly income absorbed in transportation expenses, the lower the mobility condition. This article aims to identify how the Brazilian of public transport users. It is a panorama of the places where the population has a greater or lesser degree of easiness to reach mobility with respect to income, taking as reference the relation between the price of the passage and the minimum wage. For this purpose, an indicator was developed for cities in Latin America (ECLAC, 1992). Through the indicator, it was possible to verify that Belo Horizonte - MG is the capital city in Brazil where users are less accessible, while Rio de Janeiro is the capital with greater accessibility based on the minimum income. None of the cities reached the value considered critical by the indicator (33%). However, some reached20%, close to what is consumed in the families’ meals, a proportion of about 19.8% of the minimum wage, an indication that the proportion of monthly income committed with transportation is high and may negatively interfere with the mobility of users public transport in some cities.||A renda é fator preponderante sobre a condição de mobilidade dos indivíduos, na proporção em que, quanto maior a parcela de renda mensal absorvida em gastos com o transporte menor a condição de mobilidade, esse artigo visa identificar como encontra-se nas capitais Brasileiras à capacidade de pagamento dos usuários de transporte público. Trata-se de um panorama dos locais em que a população tem maior ou menor facilidade de alcançar a mobilidade com relação à renda, tomando como referência a relação entre o preço da passagem e o salário mínimo. Para essa finalidade foi utilizado um indicador elaborado para cidades da América Latina (ECLAC, 1992). Através do indicador foi possível constatar que Belo Horizonte - MG é a capital no Brasil onde os usuários apresentam menor acessibilidade, enquanto Rio de Janeiro- -RJ é a capital com maior acessibilidade com base na renda mínima. Nenhuma das cidades atingiu o valor considerado critico pelo indicador (33%). Entretanto, algumas atingiram 20%, próximo do que é consumido na alimentação das famílias, proporção de cerca de 19,8% do salário mínimo, indício de que a proporção da renda mensal comprometida com transporte é alta e pode interferir negativamente na mobilidade dos usuários de transporte público em algumas cidades.
ISSN
1984-5766
Periódico
Autor
Pereira Bernardinis, Marcia de Andrade | Pavelski, Luziane Machado
Data
25 de maio de 2019
Formato
Identificador
https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/12 | 10.37916/arq.urb.vi25.12
Idioma
Fonte
arq.urb; No. 25 (2019): maio - ago.; 1-11 | arq.urb; Núm. 25 (2019): maio - ago.; 1-11 | arq.urb; n. 25 (2019): maio - ago.; 1-11 | 1984-5766
Assuntos
Mobilidade | Acessibilidade | Justiça social | Mobility | Accessibility | Social justice
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion