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Analysis of the Urban ‘ProJovem’ evasion: an approach through the Multilevel Logistic Regression Model||Analisis de la Evasion en el ProJoven Urbano: Un Abordaje a traves del Modelo de Regresion Logistica Multinivel||Analise da evasao no ProJovem Urbano: uma abordagem atraves do Modelo de Regressao Logistica Multinivel
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Metadados
Descrição
Despite the great achievements recorded in Brazilian Education in recent decades, the Brazilian system still has structured characteristics that hamper its socioeconomic development: the high rates of retention and school evasion. As a result, the educational level of the working age population is low. Under the responsibility of the Presidency of the Republic, the Urban ProJovem was designed: its primary goal is to promote the social inclusion of 18-29-year-old Brazilians who, even literate, have not completed Primary School. Although the Program attracted the interest of many young people, the withdrawal and evasion were still very high.This study aims to identify the main groups of higher incidence of evasion, with the aim to implement measures to reduce it. Thus, using a multilevel logistic approach, the following characteristics are taken into consideration: sex, age, race, color, last grade attended, levels of knowledge in Math and Portuguese at the entrance to the Program, socioeconomic level and the metropolitan area. The results suggest that the groups with higher incidence of evasion were defined by gender, sex, age and region.||A pesar de las grandes conquistas verificadas en Brasil durante las últimas decadas en el area de la Educacion, el sistema educativo brasileño todavia presenta caracteristicas estructurales que son obstaculo para su desarrollo social y economico: las altas tasas de retencion y abandono escolar. Como consecuencia de ello, el nivel de instruccion de la poblacion en edad activa es bajo. Con la responsabilidad de la Presidencia de la República, se proyecto el programa Projoven Urbano, cuya finalidad es promover la inclusion social de los jovenes brasileños de 18 a 29 años que, a pesar de alfabetizados, no concluyeron la Escuela Primaria. Aunque el programa atrae el interes de gran número de jovenes, el abandono y la evasion que se verifican a lo largo del programa son muy altos. Este trabajo tiene como principal objetivo identificar los grupos de mayor incidencia de la evasion, para poder apoyar la implementacion de medidas que la reduzcan. En estos terminos, se usa un modelo logistico multinivel, se analizan las siguientes caracteristicas de la poblacion alcanzada: sexo, edad, etnia-color, último grado o año cursado, nivel de conocimiento en Matematicas y Lengua Portuguesa al entrar en el Programa, nivel socioeconomico y la region metropolitana. Los resultados sugieren que los grupos de mayor incidencia de la evasion son definidos por las variables de sexo, edad y region.||Apesar das grandes conquistas verificadas no Brasil nas últimas decadas em Educação, o sistema educativo brasileiro ainda apresenta caracteristicas estruturais que constituem obstaculo ao seu desenvolvimento social e econômico: as elevadas taxas de retencao e abandono escolar. Como consequencia, o nivel de instrução da população em idade ativa e baixo. Sob a responsabilidade da Presidencia da República, foi desenhado o programa ProJovem Urbano, cuja finalidade prioritaria e promover a inclusao social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, nao concluiram o Ensino Fundamental. Nao obstante o programa atrair o interesse de elevado número de jovens, a desistencia e evasao que se verificam ao longo do programa sao muito elevadas.Este trabalho tem como principal objetivo identificar os grupos de maior incidencia da evasao, tendo como proposito apoiar a implementação de medidas que a reduzam. Nestes termos, usando um modelo logistico multinivel, sao exploradas as seguintes caracteristicas da população abrangida: sexo, idade, raca-cor, última serie frequentada, nivel de conhecimento em Matematica e Lingua Portuguesa à entrada no Programa, nivel socioeconômico e a regiao metropolitana. Os resultados sugerem que os grupos de maior incidencia da evasao sao definidos pelas variaveis sexo, idade e regiao.
ISSN
1809-4465
Autor
Soares, Tufi Machado | Ferrao, Maria Eugenia | Marques, Claudio de Albuquerque
Data
20 de outubro de 2011
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 19, n. 73 (2011): Revista Ensaio - Out./Dez.; 841-860 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
ProJoven; Evaluacion; Indicadores de Performance; Evasion. Inclusion Social. Politica Pública; Modelo de Respuesta al Item; Modelo Logistico Multinivel | ProJovem; Evaluation; Perfomance indicators; Evasion. Social inclusion. Public policy. Evasion; Inclusion; IRT Model; Logistic Multilevel Model | ProJovem; Avaliação; Indicadores de performance; Evasao; Inclusao social; Politica pública; Modelo de Resposta ao Item; Modelo Logistico Multinivel
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion