-
Anita, Mário e a modernidade da arte/educação brasileira||Anita, Mário y la modernidad del arte/educación brasileña||Anita, Mário and the modernity of Brazilian art/education
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo ressalta as contribuições de Anita Malfatti e Mário de Andrade para a modernidade da arte/educação brasileira, colocando em evidência o plano de curso de desenho para crianças deixado por Anita, que é comentado e posto em relação com a coleção de desenhos infantis de Mário de Andrade. Trata-se de uma livre interpretação de parte da história do ensino de artes no Brasil tendo como referências principais as pesquisas de Ana Mae Barbosa e Marta Rossetti Batista.||El artículo destaca las contribuciones de Anita Malfatti y Mário de Andrade a la modernidad del arte/educación brasileña, destacando el plan de curso de dibujo para niños dejado por Anita, que se comenta y se relaciona con la colección de dibujos infantiles de Mário de Andrade. Es una interpretación libre de parte de la historia de la educación artística en Brasil, teniendo como principales referencias la investigación de Ana Mae Barbosa y Marta Rossetti Batista.||The article highlights the contributions of Anita Malfatti and Mário de Andrade for the modernity of Brazilian art / education, highlighting the drawing course plan for children left by Anita, which is commented on and related to the collection of children's drawings by Mário de Andrade. It is a free interpretation of part of the history of art education in Brazil, having as main references the research by Ana Mae Barbosa and Marta Rossetti Batista.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Coutinho, Rejane Galvão
Data
2 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/96297 | 10.22456/2357-9854.96297
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/96297/56558 | /*ref*/ANDRADE, Mário de. Crônica de arte. Revista do Brasil, n. 86, p. 137-140, fev. 1923. | /*ref*/ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade, cartas a Anita Malfatti. Organização de Marta Rossetti Batista. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989. | /*ref*/ANDRADE, Mário de. Pintura infantil. In: Táxi e crônicas no Diário Nacional. Estabelecimento de texto, introdução e notas de Telê Porto Ancona Lopez. São Paulo: Duas Cidades; Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976. p. 277-279. | /*ref*/AZEVEDO, Fernando. A arte como instrumento de educação popular na reforma. In: Novos Caminhos e novos fins. A política de educação no Brasil. (Obras completas, v. VII). São Paulo: Melhoramentos, 1958. p. 117-131. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1978. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Recorte e colagem: influência de John Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae (Org.) Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. | /*ref*/BATISTA, Marta Rossetti. Introdução. In: Mário de Andrade, cartas a Anita Malfatti. Organização de Marta Rossetti Batista. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989. p. 13-45. | /*ref*/BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e espaço: biografia e estudo da obra. São Paulo: Ed. 34; Edusp, 2006. | /*ref*/CARVALHO, Cibele Regina de. Um estudo sobre a docência na vida e na carreira de Anita Malfatti. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. | /*ref*/COUTINHO, Rejane Galvão. A coleção de desenhos infantis do acervo Mário de Andrade. 2002. Tese (Doutorado em Artes) – ECA/USP, São Paulo. | /*ref*/COUTINHO, Rejane Galvão. Mário de Andrade e os desenhos infantis. In: Ana Mae Barbosa (Org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 157-195. | /*ref*/COUTINHO, Rejane Galvão. Mário de Andrade como gestor cultural: ações arte/educativas voltadas para crianças na cidade de São Paulo. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 26., 2016, Boa Vista. Anais... Boa Vista: FAEB/UFRR, 2016. p. 228-244. | /*ref*/COUTINHO, Rejane Galvão. Mário de Andrade, a educação estética e a mediação cultural. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS: MEMÓRIAS E INVENTAÇÕES, 26., 2017, Campinas. Anais... Campinas: ANPAP, PUC, 2017. p. 2397-2408. | /*ref*/COUTINHO, Rejane Galvão. O Desenho na História: uma interpretação. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 27., 2017, Campo Grande/MS. Anais... Campo Grande: FAEB/UFMS, 2017. p. 190-202. | /*ref*/LUQUET, George-Henri. Le dessin enfantin. Paris: Felix Alcan, 1927. | /*ref*/O LABORATORIO de Pedagogia Experimental. Escola Normal Secundaria de São Paulo. São Paulo: Siqueira, Nagel & Comp., 1914. | /*ref*/RABELLO, Sylvio. Psicologia do desenho infantil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935. | /*ref*/ROUMA, Georges. Le langage graphique de l’enfant. Paris: Misch & Thorn, 1913. | /*ref*/WILSON, Brent; HURWITZ, Al; WILSON, Marjorie. Teaching drawing from art. Worcester, Massachusetts: Davis Publications, 1987.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 7, n. 1 (2020): Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias | Revista GEARTE; v. 7, n. 1 (2020): Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias | 2357-9854
Assuntos
Artes Visuais; Arte/Educação | Anita Malfatti. Professora/artista. Mário de Andrade. Ensino de desenho. História do ensino de artes. | Anita Malfatti. Profesora/artista. Mário de Andrade. Enseñanza de dibujo. Historia de la educación artística. | Anita Malfatti. Teacher/artist. Mário de Andrade. Drawing teaching. History of art education.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion