Descrição
Inspirado nas reflexões de Tim Ingold sobre conhecimentos científicos e tradicionais (2000), sobre Antropologia como educação (2008a, 2008b) e nos percursos do dédalo e do labirinto (2015), este trabalho deseja dialogar sobre os lugares da antropologia na formação de professores no Brasil. Nosso objetivo é refletir sobre algumas características dos processos de ensino e aprendizagem em cursos de licenciaturas, dialogando com as limitações impostas pela concepção hermética da Educação traduzida na metáfora do dédalo, igualmente proposta por Ingold (2015). A análise ocorrerá a partir das experiências das autoras nesses contextos formativos e em pesquisas desenvolvidas no âmbito da Antropologia da Educação no Brasil. Jesus, com base em sua trajetória de formação para a docência, argumenta acerca da necessidade de pensar o ensino de antropologia a partir de uma reflexão sobre regimes de conhecimento. Brum reflete sobre a abertura de múltiplos caminhos educacionais propiciada pelo ensino de Antropologia na Universidade Federal de Santa Maria. Palavras-chave: Educação, antropologia, licenciaturas, currículo, ensino superior, formação de professores.||Inspired by the Tim Ingold reflexions on knowledge systems (2000), about Anthropology and Education (2008a, 2008b) and the way for the maze and the labyrinth (2015), this work intends to dialogue about the place of anthropology in teacher education in Brazil. Our goal is to propose a discussion about the characteristics of the processes of teaching and learning occurring in undergraduate courses for teachers, dialoguing with the limitations imposed by the Hermetic conception of education translated in the maze metaphor also proposed by Ingold (2015). The analysis will take place from the experiences of the authors in these formative contexts and research carried out under Anthropology of Education in Brazil. Jesus, based on his teacher training, argues about the need to think the teaching of anthropology from a reflection on knowledge systems. Brum reflects on the opening of multiple educational pathways provided by the anthropology of education at the Federal University of Santa Maria. Keywords: Education, anthropology, undergraduate, curriculum, higher education, teacher training.