Descrição
O presente trabalho se propõe a refletir, a partir de estudos diversos acerca do texto sincrético e da música na perspectiva da semiótica discursiva, como Monelle (1992), Dietrich (2008), Fiorin (2009), Tarasti (2012), Silva (2014) e Pietroforte (2015), o modo de estruturação e participação da música na significação no texto sincrético do cinema de animação da Walt Disney e a maneira como ela se relaciona com as outras linguagens. Selecionamos, para tanto, uma cena do filme Pocahontas (1995), que conta com o fundo musical composta pela trilha “Farewell” na íntegra. Notamos como é impossível pensar em uma significação estritamente musical em um ambiente sincrético, chegando à explicitação de processos próprios estabelecidos entre as linguagens que permitem a coesão do texto, sua unicidade de conteúdo e de expressão. Por outro lado, é evidente a necessidade do semioticista em lidar com as peculiaridades não apenas musicais, mas plásticas e de qualquer outra natureza formal ao trabalhar com um texto sincrético, buscando, da melhor maneira, manter-se atento à dimensão enunciativa, crucial para a significação em conjunto das linguagens.