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Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: o uso de aplicativo colaborativo no Ensino Fundamental/Collaborative learning with computer support: the design of application use in Elementary Education
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Descrição
Resumo
A aprendizagem colaborativa pode ser definida como os processos de construção de conhecimentos por meio de interações sociais. No contexto educacional, acontece também por meio do trabalho em grupo. Na presente pesquisa, consideramos a ocorrência de aprendizagem colaborativa nas situações que evidenciam a participação dos alunos, por meio do trabalho em grupo ao aprender algo juntos enquanto utilizam aplicativo colaborativo com apoio de dispositivo móvel, especificamente o netbook. Ao longo deste estudo, apresentamos como as funcionalidades do aplicativo foram exploradas nas práticas educativas pelos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública, ilustrando evidências da aprendizagem colaborativa nas atividades do projeto sobre sustentabilidade. Os processos de interações sociais, as funcionalidades do recurso utilizado, a utilização de tecnologias móveis e o seu aporte na educação foram retratados neste texto. Os resultados apresentam que tanto os dispositivos .
móveis quanto o uso de aplicativos que favoreçam a colaboração, possibilitam a construção de uma aprendizagem colaborativa, bem como compartilhamento recíproco de informações e conteúdos consolidados em sala de aula. Depreendemos que o apoio pedagógico destas ferramentas se mostrou favorável ao trabalho colaborativo, resultando em uma aprendizagem mútua e dinâmica. A inserção dessas tecnologias no âmbito educacional torna-se ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, bem como no desenvolvimento de produção compartilhada do saber, despertando o caráter crítico e criativo dos alunos.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Aplicativo de desenho. Ensino Fundamental.
Collaborative learning with computer support: the design of application use in elementary education
Abstract
Collaborative learning can be defined as the knowledge construction processes through social interactions. In the educational context, also happens through group work. In this research, we consider the occurrence of collaborative learning in situations that highlight the participation of students, through group work to learn something together while using collaborative application to support mobile device, specifically the netbook. Throughout this study, we show how the application features have been explored in educational practices by primary school students in a public school, showing evidence of collaborative learning in project activities on sustainability. processes of social interactions, the features of the resource used, the use of mobile technologies and their contribution in education were portrayed in this text. The results show that both mobile devices and the use of applications that support collaboration, enable the construction of a collaborative learning as well as reciprocal sharing of information and contents consolidated in the classroom. We inferred that the pedagogical support of these tools is in favor of collaborative work, resulting in a mutual and dynamic learning. The integration of these technologies in the educational context becomes relevant tools in the process of teaching and learning, and the development of shared production of knowledge, awakening the critical and creative character of the students.
Keywords: Collaborative learning. Drawing application. Elementary Education.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
FUNCAP e CNPQ
Autor
Mixilene Sales Santos Lima; Universidade Federal do Ceará | Karla Angélica Silva do Nascimento; Universidade Federal do Ceará | José Aires Castro Filho; Universidade Federal do Ceará | Clodomir Silva Lima Neto; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Data
3 de setembro de 2018
Formato
Idioma
Relação
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1910/7321 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1910/7322 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1910/7323 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1910/7324 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1910/7325
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 40 (2018); 43-63
Tipo
Avaliado por Pares