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Aprendizagem da docência: um estudo com professores de música da educação básica
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Metadados
Descrição
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado1 que teve como objetivogeral compreender como se aprende a ensinar música na educação básica. A visãoconceitual de aprendizagem e de docência de Josso, Delory-Momberger e Nóvoa,bem como as narrativas de formação, constituíram o referencial teórico-metodológico.Os resultados sinalizam que, para aprender a docência, o professor precisa integrarseà escola e aprender o saber-fazer, que inclui tanto o ensinar quanto o ensinar parafazer aprender. A construção da docência de música de cada professor aprendenteacontece num tempo e num espaço, docência que é única na sua singularidade, masfaz parte da pluralidade de uma categoria profissionalThis paper is an excerpt from a dissertation that aimed at to understanding howone learns to teach music in basic education. The theoretical and methodologicalframework was based on the conceptual view of learning and teaching of Josso, Delory-Momberger and Nóvoa, as well as the narratives of formation. The results indicate that,in order to learn how to teach, the teacher needs to integrate him/herself to the schooland learn the know-how, which includes both teaching and to make students learn. Theprocess of learning to teach music of each teacher depends upon time and space.Each teacher´s way of teaching is unique in its uniqueness, but part of the plurality ofa professional category as well.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Gaulke, Tamar Genz; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Data
20 de dezembro de 2013
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 21, n. 31 (2013)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion