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Aprendizagem significativa no ensino fundamental – uma experiência no ensino da ciência
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Metadados
Descrição
O trabalho apresenta uma experiência de orientação em uma escola de ensino fundamental e médio, através da aplicação da teoria de aprendizagem de Ausubel. Buscou-se conscientizar o professor sobre a importância de valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e relacioná-los com novos conteúdos para a deflagração de uma aprendizagem significativa e, ainda, possibilitar a esse professor o planejamento de situações de aprendizagem diversificadas. Foi pressuposto que, no processo de ensino e aprendizagem em Ciências, a assimilação de conceitos sistematizados é uma das principais finalidades. Assim, na etapa inicial, foram identificados os conceitos fundamentais do conteúdo previsto para a série escolhida, através da análise da proposta curricular do ensino de Ciências de São Paulo, SE/CENP, priorizando-se o planejamento do professor, com vistas a selecionar o conteúdo para realização da pesquisa, replanejamento da unidade e aplicação da teoria de aprendizagem de Ausubel, com ênfase no conhecimento anterior dos alunos. Estes freqüentavam a 5a- série de uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, sendo 24 do sexo feminino e 11 do sexo masculino, com idade variando de 11 a 13 anos, aproximadamente. regida Utilizando-se o princípio da diferenciação progressiva, o conteúdo foi planejado de forma que os conceitos mais gerais da unidade de Ciências fossem apresentados em primeiro lugar e, então, pouco a pouco, introduzido os conceitos mais específicos. Já, por meio da reconciliação integrativa foram explicitadas semelhanças e diferenças entre os conceitos afins. Uma técnica de fundamental importância para a investigação foi a utilização de mapas conceituais. Os conceitos foram introduzidos sempre a partir daquilo que o aluno já sabia. Como resultado, verificou-se que houve aprendizagem significativa dos conceitos básicos sobre o conteúdo estudado, Reprodução Humana, pela maioria dos participantes, através da verificação e comparação entre os resultados dos Pré e Pós –Testes e da evolução conceitual do grupo.
ISSN
1809-8207
Periódico
Autor
de Carvalho, Laura
Data
21 de fevereiro de 2005
Formato
Idioma
Fonte
Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207; v. 1 n. 1 (2003): Colloquium Humanarum.; 53-62 | 1809-8207
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares