-
APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL: ESPAÇO DE REFLEXÃO E TROCAS DE UM PROJETO EXTENCIONISTA UNIVERSITÁRIO PARA ADOLESCENTES NA ESCOLA
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo visa apresentar um Projeto de Extensão Universitária vinculado ao Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (LATICS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Centro de Formação de Professores (CFP), Cajazeiras (PB). O LATICS promove atividades de pesquisa e extensão em saúde desde 2014 (PROBEX/UFCG –CNPq) e conta com diversas linhas de pesquisa. Neste caso, trata-se da linha pesquisa Saúde na Infância e Adolescência. Promoção e prevenção em saúde devem ser ações permanentes. Articular um saber em rede, atuante e democrático, é o que se demanda no contexto educacional. Deste modo, objetivou-se, através deste projeto, trabalhar com ações extencionistas em uma escola pública na cidade de Cajazeiras (PB), buscando ampliar habilidades socioemocionais com adolescentes por meio de atividades lúdicas, bem como identificar dificuldades socioemocionais e apresentar formas de lidar com elas. Trata-se de um estudo exploratório e metodologia da pesquisa-ação. A aprendizagem socioemocional foi favorecida por meio de jogos cuidativo-educacionais, desenvolvidos pelos membros da linha de pesquisa mencionada anteriormente, além de produzir materiais audiovisuais e textos com conteúdos relacionados à saúde dos adolescentes nas redes sociais e no BLOG do LATICS (http://laticsufcg.blogspot.com/). As intervenções extensionistas abordaram cuidados corporais, relacionamentos abusivos, bullying, violências, autoimagem e autoestima, inteligência emocional, estratégias de enfrentamento de problemas, depressão, problemas sociais. As ações articulando ensino, pesquisa e extensão permitiram aos extencionistas conhecer, formar vínculo e intervir nas necessidades reais que se apresentavam durante o projeto.
ISSN
2358-8195
Periódico
Colaboradores
Silvia Carla Conceição Massagli, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campos Laranjeiras do Sul, Centro de Formação de Professores (UFCG). Laboratório de Tecnologias da Comunicação em Saúde - Linha de Pesquisa: Infância e Adolescência
Autor
Conceição Massagli, Silvia Carla | da Silva Lopes, Francisca Patrícia | Cordeiro de Sousa, Paulo Ricardo
Data
30 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/20584 | 10.15210/ee.v26i2.20584
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Expressa Extensão; v. 26, n. 2 (2021): Expressa Extensão; 367-376 | 2358-8195 | 1414-4190 | 10.15210/ee.v26i2
Assuntos
Projetos extencionistas. Inteligência socioemocional. Adolescência. Saúde mental.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion