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Apresentação do dossiê
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Metadados
Descrição
Trata-se da apresentação do dossier “Arte Contemporânea: anacronismo, pós-conceitualismo” publicado na revista Poiésis. Em “primeiro lugar, argumenta-se que a narrativa sobre a passagem do “moderno” para o contemporâneo” baseada na passagem da “especificidade do médium” para a “condição pós-médium” esbarra em uma teleologia da história. Em seguida, mostra-se como o texto de Nuno Crespo apresenta uma visão do contemporâneo ligada ao fim das promessas da modernidade ao pensá-lo como um tempo anacrônico, a partir de Didi-Huberman e Giorgio Agamben. Continuando, mostra-se em que medida a concepção do contemporâneo como uma “ficção operativa” produz uma visão crítica da inaturalidade da arte contemporânea uma vez que a possibilidade de relacionar espaços e tempos diferentes se adequa bem ao atual capitalismo global. Por fim, refletiremos como esta crítica à inatualidade do contemporâneo desliza para uma crítica da arte conceitual, mostrando que a tarefa da arte contemporânea consiste em problematizar o espaço no qual ela está instalada. Assim, mostrar-se- -á como o texto Éric Alliez discute o pós-conceitualismo analisando as obras de Daniel Buren e Gordon Matta-Clark.
ISSN
2177-8566
Periódico
Autor
Hussak, Pedro
Data
25 de setembro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22768 | 10.22409/poiesis.1727.15-20
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Pedro Hussak
Fonte
REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 No. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 15-20 | REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 Núm. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 15-20 | REVISTA POIÉSIS; v. 17 n. 27 (2016): Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo; 15-20 | 2177-8566 | 10.22409/poiesis.1727
Assuntos
anacronismo | pós-conceitualismo | arte contemporânea
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares