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ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)||ARACY CÓRTES E LAS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS EN LOS PALCOS AFICIONADOS DEL RIO DE JANEIRO (1900-1920)||ARACY CÔRTES AND DIFFUSED EDUCATIONAL EXPERIENCES IN THE AMATEUR STAGES OF RIO DE JANEIRO (1900-1920)
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Metadados
Descrição
A partir da trajetória de Zilda de Carvalho Espindola (1904-1985), também conhecida como Aracy Côrtes, este trabalho se propõe a compreender as profundas relações entre educação – e suas práticas difusas –, cultura e política na cidade do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XX. Através de periódicos, entrevistas concedidas ao Serviço Nacional de Teatro e sua biografia, publicada em 1984, por Roberto Ruiz, busco perceber como as experiências dessa atriz, cantora e empresária do teatro de revista dialogavam com as transformações sociais ocorridas na capital federal. Debruçaremos-nos, especialmente, sobre suas vivências na Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, visto que os grêmios dramáticos vinculavam-se como espaços de formação social, promovendo práticas de letramento, palestras, encontros e debates de textos teatrais que permeavam o cotidiano da cidade. Para tanto, é importante concebermos a educação de forma ampla e plural, entendendo como as iniciativas pautadas em uma ação institucionalizada coexistiram com espaços plurais de acesso às letras. Como nos sugere Edward P. Thompson, ao considerarmos as diferentes vivências de Aracy Cortez no universo do entretenimento carioca, nos inclinamos a olhar para a sociedade na sua multifacetada rede de relações. Não obstante, o início de sua carreira artística nos permite perceber como as mulheres tornaram-se protagonistas de ações educativas, elaborando variadas estratégias para ampliar o acesso ao código letrado, conferindo-lhe uma vasta gama de sentidos.
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A partir de la trayectoria de Zilda de Carvalho Espindola (1904-1985), también conocida como Aracy Côrtes, este trabajo se propone a comprender las profundas relaciones entre educación -y sus prácticas difusas-, cultura y política en la ciudad de Río de Janeiro, las primeras décadas del siglo XX. A través de periódicos, entrevistas concedidas al Servicio Nacional de Teatro y su biografía, publicada en 1984 por Roberto Ruiz, busco percibir cómo las experiencias de esa actriz, cantante y empresaria del teatro de revista dialogaban con las transformaciones sociales ocurridas en la capital federal. En el caso de los gremios de Talma, los gritos dramáticos se vinculaban, como espacios de formación social, promoviendo prácticas de letra, charlas, encuentros y debates de textos teatrales que permeaban el cotidiano de la ciudad . Para ello, es importante concebir la educación de forma amplia y plural, entendiendo cómo las iniciativas pautadas en una acción institucionalizada coexistieron con espacios plurales de acceso a las letras. Como nos sugiere Edward P. Thompson, al considerar las diferentes vivencias de Aracy Cortez en el universo del entretenimiento carioca, nos inclinamos a mirar hacia la sociedad en su multifacética red de relaciones. No obstante, el inicio de su carrera artística nos permite percibir cómo las mujeres se convirtieron en protagonistas de acciones educativas, elaborando variadas estrategias para ampliar el acceso al código letrado, confiriéndole una amplia gama de sentidos.
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From the trajectory of Zilda de Carvalho Espindola (1904-1985), also known as Aracy Côrtes, this work intends to understand the deep relations between education - and its diffuse practices -, culture and politics in the city of Rio de Janeiro, in the first decades of the twentieth century. Through periodicals, interviews given to the National Theater Service and his biography, published in 1984 by Roberto Ruiz, I try to understand how the experiences of this actress, singer and businesswoman of the magazine theater were in dialogue with the social transformations that took place in the federal capital. We will focus in particular on his experiences in the Particular Dramatic Society Sons of Talma, since the dramatic associations were linked as spaces of social formation, promoting practices of literacy, lectures, meetings and debates of theatrical texts that permeated the daily life of the city. Therefore, it is important to conceive education in a broad and plural way, understanding how the initiatives based on an institutionalized action coexisted with plural spaces of access to letters. As Edward P. Thompson suggests, when we consider the different experiences of Aracy Cortez in the universe of Carioca entertainment, we are inclined to look at society in its multifaceted network of relationships. Nevertheless, the beginning of her artistic career allows us to understand how women have become protagonists of educational actions, elaborating various strategies to expand access to the literate code, giving it a wide range of meanings.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Pinto, Rebeca Natacha de Oliveira
Data
1 de janeiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5990 | 10.22481/praxisedu.v16i38.5990
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 88-111 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 88-111 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 88-111 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Gênero | Rio de Janeiro | Teatro Amador | Género | Rio de Janeiro | Teatro Aficionado | Gender | Rio de Janeiro | Amateur Theater
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion