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Arquitetura, acervo e público no museu contemporâneo||Architecture, collection and public in contemporary museum
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Metadados
Descrição
The article’s main objective is to study the changes in the museum space in contemporaneity, due to the general use of technological, scenographic and interactive resources, such as videos and multimedia activities, attempting to improve the communication channel between institution and its public. Then, three examples of museums have been selected to enrich the reflection: The Museum of the Portuguese Language (São Paulo, 2006), The Football Museum (São Paulo, 2008)and The Museum of Cinema (Turin, 2000). The three museums chosen represent the use of new technologies for the exhibition of the intangible heritage in recent decades. Looking at these museums, it is possible to see new possibilities opened for the heritage preservation. New relations between public, museum collections and architectural space are possible. For this purpose, this article will try to answer the following questions: what are the new possibilities offered by the relation between architecture and new technologies? Could we think about a new place for artistic experimentation? What is the architecture´s role due to the collection´s dematerialization and the massive use of technological resources? Therefore, three main points will be developed: architecture, collection and public, trying to understand the contemporary museum’s new problematics.||A análise do processo de transformação do espaço do museu a partir da ampla utilização de recursos tecnológicos, cenográficos e interativos, garantindo a aproximação do grande público a partir de artifícios como projeções, vídeos e terminais multimídia, consiste no objetivo principal deste artigo. Dentro desse contexto, três exemplos significativos são trazidos para subsidiar as reflexões propostas: o Museu da Língua Portuguesa (São Paulo, 2006), o Museu do Futebol (São Paulo, 2008) e o Museu do Cinema (Turim, 2000). Os casos escolhidos foram considerados como representativos da utilização de tecnologia expográfica para o tratamento de temas imateriais. A grande difusão dos recursos cenográficos e interativos abre novas possibilidades no âmbito da preservação patrimonial, levando a um processo de desmaterialização do acervo e estabelecendo novas relações entre público e espaço arquitetônico. Nesse sentido, busca-se responder às seguintes perguntas: que possibilidades surgem a partir da relação entre público, espaço e novas tecnologias? É possível pensar na formação de um campo de experimentação artística autônomo? Qual o papel da arquitetura nesse contexto? Deste modo, o artigo se estruturará a partir dos enfoques: arquitetura, acervo e público, visando à compreensão das novas questões que se colocam para os museus na contemporaneidade.
ISSN
1518-9554
Autor
Lupo, Bianca Manzon
Data
28 de abril de 2017
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/111216 | 10.11606/issn.2317-2762.v24i42p32-45
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Bianca Manzon Lupo
Fonte
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; v. 24 n. 42 (2017); 32-45 | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 24 No. 42 (2017); 32-45 | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 24 Núm. 42 (2017); 32-45 | 2317-2762 | 1518-9554
Assuntos
Museu (arquitetura). Tecnologia da comunicação. Exposições museológicas. Museografia. | Museum (architecture). Communication technology. Exhibition design. Museography.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion