Descrição
Considerando a possibilidade de a arte promover reflexão e alento em momentos de adversidade, o objetivo geral deste trabalho foi ampliar a experiência de estudantes do Ensino Médio articulando arte e pandemia, tendo em vista o fortalecimento para o enfrentamento das adversidades ocasionadas pela pandemia da COVID-19, incluindo aspectos subjetivos, sociais e de ensino-aprendizagem. A partir da canção “O Bêbado e a Equilibrista”, composta por Aldir Blanc e João Bosco, buscamos discutir, refletir e criar com alunos de uma escola estadual de ensino integral através da participação em uma disciplina eletiva com ensino remoto. Adotamos uma abordagem qualitativa pautada na pesquisaação e fundamentada na Pedagogia histórico-crítica e Psicologia histórico-cultural. Após a apresentação e discussão da música – significados e contexto da composição, propomos a criação de paródias a fim de incentivar os alunos a expressarem seus sentimentos em forma de arte. Como resultado, identificou-se nos relatos e nas composições dos alunos expressões de solidão, isolamento, perdas, medo, saudade e, ao mesmo tempo, esperança em relação ao futuro. Destaca-se que, antes da atividade proposta, os sentimentos dos alunos eram predominantemente negativos e, após a expressão artística, os sentimentos se transformaram e foram identificados a, por exemplo, feliz, calmo, tranquilo, entre outros.