Descrição
Objetivando compreender e interpretar os desenhos da etnia Borum Krenak2,o presente artigo propõe uma discussão acerca dos conceitos dados à arteorientados pela hegemonia dos códigos culturais europeus e norte-americanos brancos e das próprias mutações pelos quais estes conceitos têm passado desde a Idade Moderna. Para tanto, trago para análise, os desenhos borum colhidos por meio de uma caminhada etnográfica pelo território3 Krenak, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, aliado a uma reflexão teórica calcada na linha epistemológica baseada na teoria compreensiva de Weber (1864–1920) e na antropologia interpretativa de Geertz4.||With the purpose of understanding and interpreting the drawings of the Borum Krenak ethnic group, this article proposes a discussion concerning the concepts given to art guided by the hegemony of the European and North-American Caucasian cultural codes and their own mutations by which these concepts have been gone through since the Modern Age. In order to do so, I bring to analysis the borum drawing chosen by an ethnographic journey through the Krenak territory, at Vale do Rio Doce, Minas Gerais, allied to a theoretical reflection based on the epistemological line based on Weber`s (1864–1920) comprehensive theory and on Geertz`s interpretative anthropology.