-
Arte contemporânea e ensino da arte: contextos de produção de sentido||Contemporary art and art education: contexts of meaning production
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo discute os desafios da educação atual, a partir do olhar e da experiência estética com a arte contemporânea no contexto escolar. Tem como referência duas pesquisas acadêmicas (LEDUR, 2005, 2013) em relação à produção de sentidos na interação com a arte contemporânea de professores de arte e alunos do Ensino Fundamental de uma rede municipal de ensino. Autores como Cauquelin (2005), Bourriaud (2009), Bauman (1998, 2007), Sibilia (2012) e Acaso (2009) fundamentam as reflexões referentes às transformações da pós-modernidade; as análises da experiência estética partem dos estudos de Bakthin, Dewey e da semiótica greimasiana. Ao considerar a interação com a arte contemporânea como uma experiência sensível e inteligível, observou-se a recorrência de sentidos específicos apoiados em princípios fundamentais da experiência estética com a arte contemporânea. A compreensão construída em torno da percepção dos sentidos, produzidos pelos alunos na interação com a arte contemporânea, foi representada por meio do “quadrado semiótico”. Nesse esquema, salientam-se os regimes de contemplação, interrogação, significação e percepção, como resultantes da apreensão estética da arte contemporânea.||The article discusses the challenges of present day education, considering the ability to see and the experience with contemporary art at the school context. It has as its reference the academic research (LEDUR, 2005, 2013) in relation to the meaning producedin interaction with contemporary art by teachers and students of Elementary Education from public schools assisted by the city. Authors like Cauquelin (2005), Bourriaud (2009), Bauman (1998, 2007), Sibilia (2012) and Acaso (2009) underlie the thinking on the transformation of post-modernity; the analysis of aesthetic experience are based on studies by Bakhtin, Dewey and greimasian semiotics. As the interaction with contemporary art was considered as a sensible and intelligible experience, it was observed the recurrence of specific meanings grounded in basic principles from the esthetic experience with contemporary art. The comprehension built around the perception of meanings, which were produced by the students in the interaction with contemporary art, was represented using the semiotic square. In this scheme, modes of contemplation, questioning, meaning and perception were pointed out as a result of contemporary art apprehension.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Ledur, Rejane Reckziegel
Data
31 de agosto de 2016
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/66932 | 10.22456/2357-9854.66932
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/66932/38578 | /*ref*/ACASO, Maria. La educación artística no son manualidades. Madrid: Catarata, 2009. | /*ref*/BAUMAN, Zigmunt. O mal-estar da Pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. | /*ref*/BAUMAN, Zigmunt. Los retos de la educación en la modernidade líquida. Barcelona: Gedisa, 200 7. | /*ref*/BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009. | /*ref*/CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins, 2005. | /*ref*/COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife: Fundação Joaquim Nabuco - Ed. Massangana, 2006. | /*ref*/DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: Arte Contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006. | /*ref*/DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.; | /*ref*/FAVARETTO, Celso F. Arte contemporânea e educação. Revista Iberoamericana de Educacíon, Madri, nº 53, p. 225-235. 2010. Disponível em: <www.rieoei.org/rie53a10.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2013. | /*ref*/GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. Interaciones arriesgadas. Lima: Universidad de Lima, Fondo Editorial, 2012. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. ¿Habría que rehacer la semiótica? Contratexto 20, Universidad de Lima, 2012b,p. 1227-155. Disponível em: www2.ulima.edu.pe/Revistas/contratexto/index.htm>. Acessado em: 12 mai. 2013. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.30, n.2,p.93-106, jul/dez, 2005. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. Aquém ou além das estratégias, a presença contagiosa. Documentos de Estudo Centro de Pesquisas Sociossemióticas, n3. São Paulo: Edições CPS, 2005. P.11-51. | /*ref*/LEDUR, Rejane Reckziegel. Arte contemporânea e produção de sentidos dos alunos no ensino da arte: a experiência estética na Bienal do Mercosul sob olhar da semiótica. 234 f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2013. | /*ref*/LEDUR, Rejane Reckziegel. Professores de Arte e Arte Contemporânea: Contextos de Produção de Sentido. 166 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2005. | /*ref*/SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: A escola em tempo de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista GEARTE | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista GEARTE; v. 3, n. 2 (2016): Artes Visuais na Educação Básica | Revista GEARTE; v. 3, n. 2 (2016): Artes Visuais na Educação Básica | 2357-9854
Assuntos
Experiência estética. Produção de sentido. Arte contemporânea. | Esthetic experience. Meaning production. Contemporary Art.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion