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Arte e produção de subjetividades: a experimentação como signo para a Educação Contemporânea
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Metadados
Descrição
Este texto é uma reflexão sobre a arte e o pensamento de Deleuze/Guattari e as implicações desse encontro para a Educação. Essa aproximação se efetua na rejeição as referências, aos modelos, as imagens consideradas verdadeiras e por um longo período ditaram os objetivos da Arte e da Filosofia. Discutimos essas questões por meio da noção de arte como experimentação do pensamento em consonância com a noção de signo. O efeito da experimentação é a produção da subjetividade como composição baseada nas intensidades indicadas pelos signos no tempo-devir. Nessa direção, colocamos em questão a representação da subjetividade como substância, como plataforma fixa para a formação humana. Finalizamos com a noção de Corpo sem Órgãos (CsO) como uma provocação a noção de sujeito moderno.
Palavras-chave: Arte. Educação. Experimentação. Subjetividade. Corpo sem Órgãos.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Universidade Federal do Amazonas - Ufam
Autor
Marcio Jesus Vieira Bernardo; Universidade Federal do Amazonas | Clotilde Tinoco Sales; Universidade Federal do Amazonas | Zeina Rebouças Corrêa Thomé; Universidade Federal do Amazonas
Data
13 de julho de 2021
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 18, No 54 (2021); 494-510