-
Arte e Tecnologia: Quatro Exposições e suas Estratégias Curatoriais na Arte Contemporânea
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta quatro exposições de Arte e Tecnologia no Brasil, para analisar suas estratégias curatoriais como contribuição ao campo da Arte Contemporânea. As estratégias em arte eletrônica, digital e computacional são inicialmente discutidas a partir dos argumentos curatoriais nos respectivos catálogos. A abordagem do contexto específico de cada exposição aponta os desafios que a Arte e Tecnologia, também a Ciência, seguem impondo nas mostras organizadas por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES), nos seus museus, galerias ou salas de exposição. Entre os desafios está, em uma perspectiva metodológica, compartilhar mais detalhadamente a estratégia curatorial de uma das exposições cujo argumento está focado na concepção de transdisciplinaridade. AbstractThis article focuses on four Art and Technology exhibitions in Brazil, to analy-ze their curatorial strategies as a contribution to the field of Contemporary Art. Strategies in electronic, digital and computational art are initially discussed ba-sed on curatorial arguments on the respective catalogs. The approach of a specific curatorial context, points to the challenges that Art and Technology, also Scien-ce, follow to impose in exhibitions organized by researchers from higher educa-tion institutions, in their museums, galleries or room exhibitions. Among the chal-lenges is, in a methodological perspective, to share in more detail the curatorial strategy of an exhibition whose argument is in the transdisciplinary conception.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Santos, Nara Cristina
Data
30 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/108097 | 10.22456/2179-8001.108097
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/108097/59628 | /*ref*/ARTE TECNOLOGIA. São Paulo: USP, 1995. | /*ref*/BLANCO, Ángela García. La Exposición Un medio de comunicación. Madrid: Akal, 2009. | /*ref*/CHAUMIER, Serge. Traité d’expologie Les écritures de l’exposition. Paris: La documentation Française, 2012. | /*ref*/DOMINGUES, Diana (org.). A Arte no Século XXI. São Paulo: Ed UNESP, 1997. | /*ref*/JESUS, Eduardo (org). Walter Zanini: Vanguardas, Desmaterialização, Tecnologias na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2018. | /*ref*/FREIRE, Cristina (org). Walter Zanini. Escrituras Críticas. São Paulo: Anna Blume/Mac USP, 2013. | /*ref*/GROYS, Boris. Volverse público. Buenos Aires: Caixa Negra, 2018. | /*ref*/KERCKHOVE, Derrick. Proprioception et automation. In: BORILLO, Mario e SAUVAGEOT, Anne. (org.). Les cinq sens de la création. Paris: Champ Vallon, 1996. | /*ref*/MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo e Outros Ensaios Hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001. | /*ref*/OBRIST, Hans Ulrich. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014. | /*ref*/PAUL, Christiane. New Media in the White Cube and Beyond. Curatorial models for digital arts. Los Angeles: University of Califórnia Press, 2008. | /*ref*/PECCININI, Daisy Valle Machado (Coord.). Arte novos meios : multimeios : Brasil’70 80. 2 ed. São Paulo: FAAP, 2010. | /*ref*/SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003. | /*ref*/SANTOS, Nara Cristina. Art-Science-Technology: Curatorial Strategies in FACTORS. In ARTECH 2019, p. 241-246. Digital Media Art Ecosystems. Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts. Org. Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2019. | /*ref*/SANTOS, Nara Cristina; YEREGUI, Mariela (Org.). FACTORS 4.0 é BIENALSUR. Santa Maria: Ed PPGART, 2017. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/740/2018/08/Catlogo_FACTORS_OK-1.pdf | /*ref*/SMITH, Terry. Talking Contemporary Curating. New York: ICI, 2015. | /*ref*/TÉKHNE. São Paulo: FAAP, 2010. | /*ref*/VENTURELLI, Suzete (Org.). Anais 8#.ART, 2009. Brasília: UNB, 2009. Disponível em: https://art.medialab.ufg.br/p/9142-8-art-2009 | /*ref*/VENTURELLI, Suzete (Org.). Anais 9#.ART, 2010. Brasília: UNB, 2010. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/779/o/nono_art.pdf
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Nara Cristina Santos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 25, n. 43 (2020): DOSSIÊ: Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas. | 2179-8001
Assuntos
Artes Visuais; História da Arte; Arte Contemporânea | Curadoria. Exposições. Arte Contemporânea. Arte e Tecnologia. Transdisciplinaridade | Exposições e Curadoria em Arte e Tecnologia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion