-
Arte, museus e mediação cultural: a experiência estética e a construção do conhecimento sensível
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo tem por objetivo estabelecer reflexões entre arte, museus e mediação cultural como possibilidade de construção do conhecimento sensível. As discussões visam traçar o levantamento bibliográfico para o desenvolvimento de minha pesquisa de mestrado. A realização deste trabalho comunga com a ideia de que a arte é criação do homem, conhecimento elaborado cientificamente e historicamente indo ao encontro de autores como LEITE (2005), BUORO (2003), OLIVEIRA (2006). Nesse breve estudo busco aproximar os espaços museais com a possibilidade de educação em espaços não-formais. Desta forma, traço como cartografia de escrita um paralelo entre arte e construção do conhecimento, arte na educação, museus e espaços de formação cultural, artista – obra e espectador, seguido de reflexões sobre a mediação cultural como possibilidade de construção de conhecimento em espaços não-formais de educação. Para fundamentar, utilizo os estudos de GANZER (2005), LEITE (2005) estes pesquisam e apontam caminhos para os conceitos tratados ao longo do texto. Contudo, esse artigo não busca apontar resultados sedimentados uma vez que trata-se de uma pesquisa em andamento, porém propõe alternativas teóricas para dialogar com conhecimentos criados historicamente e que podem ser transformados, gerando no processo crítico e experimental novas e inusitadas soluções. A tessitura desse texto vis sobretudo apresentar as discussões iniciais para uma pesquisa que tem como objeto investigar: “que performances corporais podem ser identificadas nas mediações culturais realizadas no Museu da Infância da Unesc/Criciúma?”
ISSN
1519-6569
Periódico
Autor
Feldhaus, Marcelo; Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC Curso de Artes Visuais
Data
6 de outubro de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; n. 28 (14): Arte, Escola e Sociedade; P. 136-152 | 2319-0868 | 1519-6569
Assuntos
Educação, Artes. | Arte e educação; Processo poético; Museus; Mediação Cultural.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion