Descrição
Através das palavras extraídas da refinada literatura de Javier Cercas, expressamosa inquietação que nos move no sentido de buscar e fortalecer formasde ler e compreender a oficialização2 da escola e do aluno e sua difusão. Numleque de possibilidades elegemos algumas formas, como diz Heloisa Rocha(2019)3, de “interrogar o passado educacional por meio do exame dos artefatose dos modos de fabricação inventados por diferentes sujeitos e grupos, pararesponder às demandas da escolarização”, evidenciando também “dimensõesenvolvidas na cadeia de produção e circulação dos artefatos escolares”. Istosignifica dizer que nos ocupamos particularmente da dimensão material daescolarização da infância em diferentes lugares, de formas de organização eprovimento material da escola primária e de modos de circulação das ideiasque conformam (no sentido mesmo de dar forma) esta materialidade. Nestaesteira, identificar discursos que advogam um desenho material para a escola, formas de operacionalização e modos de uso ajudam a compor um cenário que explicita sentidos que esta materialidade porta.