Descrição
O texto faz uma abordagem crítica sobre as artes cênicas no Brasil, por meio de questionamentose reflexões acerca do paradigma científico branco-europeu nesse campo de conhecimento.Ao tratar de aspectos que se referem à história e produção do teatro e da dança negra, assimcomo os artistas, grupos, espetáculos, repertórios e dramaturgias, a proposta deste artigosurge para afirmar a ação dos artistas negros enquanto movimento de negritude, que envolvedesde as formas existentes das manifestações artístico e culturais negras nas suas expressõescomunitárias presentes em diversas localidades, até as formas dramatúrgicas que se expressamnos palcos, como espetáculos. Enxergando o espaço acadêmico como ambiente estratégico para aproposição de estudos de poéticas em diferentes formas de expressão e conceitos, consideramosimprescindível a ação mobilizadora da comunidade negra acadêmica em luta pelos direitos sociais,nos quais o pensamento crítico das artes negras revela uma epistemologia e metodologia capazde contemplar e compreender a trama de diálogos impregnados por tensões sociais, políticas, existenciais e históricas, nas quais as artes detêm uma qualidade questionadora.