Descrição
Arts Based Research (ABR), and Arts Based Educational Research (ABER), are recent research methodologies in the academic milieu, but are also primary and complex forms of constructing knowledge that precede language and science. Being ancient forms of constructing knowledge and knowing and at the same time the last one to be credited in the academy, there are tensions and conflicts that are associated to art and artist modern western conceptions. In order to discuss ABR and ABER aspects this article tackles questions that arise about the role of imagination and poetics and the coincident role of subject, object and reader in research. In that aim we connect ABR and ABER author’s ideas and present three postgraduate art research experiences from artists Jorge Menna Barreto, Leísa Sasso and Narda Avarado, whose research elucidates the questions. Finally this article argues, based in the research experiences, that ABR and ABER methodologies can contribute in a singular way to academic research, but it is necessary to reterritorialize art and artist conceptions.||A IBA e a IEBA são metodologias de investigação recentes, mas neste artigo argumentamos que são também formas primárias e complexas de construir conhecimento em crescente demanda no estudo da arte, da educação em artes visuais e em vários campos das ciências sociais. Sendo a primeira metodologia para construir conhecimento e ao mesmo tempo última em se somar ao campo acadêmico se produzem tensões e conflitos associados à s concepções de arte e artista herdada da modernidade ocidental. Para discutir esses aspectos da IBA e IEBA este artigo aborda quatro questionamentos comuns no âmbito acadêmico sobre o papel da imaginação e a poética; o papel coincidente entre sujeito, objeto e leitor; os artistas e não artistas e a distinção ou convergência entre produção artística e acadêmica. Para refletir sobre esses questionamentos apontamos as ideias de alguns teóricos da IBA e IEBA e apresentamos três experiências de investigação em pós-graduação. Este artigo argumenta finalmente, em base à s ideias e experiências, que as metodologias IBA e IEBA podem contribuir amplamente à pesquisa acadêmica, mas que para isso é necessário reterritorializar a ideia de arte e artista como arte maquínica e artista maquínico.