Descrição
A partir dos conceitos de representações sociais (MOSCOVICI, 2010) e dos processos de identificação como inscrição subjetiva em relação a um espaço de alteridade (LANDOWSKI, 2002), buscamos analisar como o regime ficcional atua em uma distribuição de lugares sociais. A dimensão da ficção é aqui compreendida como possibilidade de mobilização, pelos sujeitos, de estratégias discursivas que reorganizem suas experiências cotidianas, garantindo a elas determinadas maneiras de visibilidade no corpo coletivo. Com a observação dos filmes Escritores da liberdade (Richard Lagravenese, 2007) e O céu sobre os ombros (Sérgio Borges, 2009), depreendemos como tais formas de “dar a ver” operam ora em termos de uma domesticação do lugar do outro, ora segundo o reconhecimento da alteridade como uma condição irredutível.||By focusing on the concepts of social representations (MOSCOVICI, 2010) and identification processes as subjective inscriptions towards the spaces of otherness (LANDOWSKI, 2002), we analyze how fictional patterns proceed on distributing social stands. Fictional dimension is comprehended as the ways which the subjects can mobilize discursive strategies, in order to recompose everyday experiences and give them new forms of visibility. We observe in the films Freedom Writers (Richard Lagravanese, 2007) and The Sky Above (Sérgio Borges, 2009) how these forms of showing actuate in terms of the domestication of otherness or in terms of recognizing alterity as an unassailable condition.