-
As incertezas como narrativa do imprevisível: o real e o complexo
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to present and reflect on four different ways of explaining complex phenomena: the epistemic question, the subjectivity of the threat, the evil in the face of negation and uncertainty as a narrative of the unpredictable. The methodology is bibliographic of a reflexive nature and the theoretical basis is based on the epistemology of complexity, by Edgar Morin and other authors. We present and discuss two existential catastrophes: climate change and the Covid-19 pandemic that plague humanity and show us the unpredictability in the face of science and human actions. The text places education as a perspective of self-analysis and self-criticism for the transformation of reality and bets on the hope of greening practices and ideas to face the challenges of contemporary times. Also considering the UN Sustainable Development Goals, with respect, solidarity and fraternity, the authors understand that perhaps a better world is possible, with more social justice, more participative citizens and happier subjects. ||Este artículo tiene como objetivo presentar y reflexionar sobre cuatro formas distintas de explicar fenómenos complejos: la cuestión epistémica, la subjetividad de la amenaza, el mal ante la negación y la incertidumbre como narrativa de lo impredecible. La metodología es bibliográfica de carácter reflexivo y la base teórica se basa en la epistemología de la complejidad, de Edgar Morin y otros autores. Presentamos y discutimos dos catástrofes existenciales: el cambio climático y la pandemia Covid-19 que azotan a la humanidad y nos muestran la imprevisibilidad frente a la ciencia y las acciones humanas. El texto sitúa la educación como una perspectiva de autoanálisis y autocrítica para la transformación de la realidad y apuesta por la esperanza de prácticas e ideas ecológicas para afrontar los desafíos de la actualidad. También considerando los Objetivos de Desarrollo Sostenible de la ONU, con respeto, solidaridad y fraternidad, los autores entienden que quizás sea posible un mundo mejor, con más justicia social, ciudadanos más participativos y sujetos más felices. ||Este artigo, se propõe a apresentar e refletir sobre quatro diferentes modos de explicar fenômenos complexos: a questão epistêmica, a subjetividade da ameaça, o mal diante da negação e a incerteza como narrativa do imprevisível. A metodologia é bibliográfica de natureza reflexiva e a base teórica respalda-se na epistemologia da complexidade, de Edgar Morin e outros autores. Apresentamos e discutimos duas catástrofes existenciais: as mudanças climáticas e a pandemia de Covid-19 que assolam a humanidade e nos mostram as imprevisibilidades diante da ciência e das ações humanas. O texto coloca a educação como perspectiva de autoanálise e autocrítica para a transformação da realidade e aposta na esperança de ecologização das práticas e das ideias para o enfrentamento dos desafios da contemporaneidade. Considerando ainda, os Objetivos de desenvolvimento sustentável, da ONU, com respeito, solidariedade e fraternidade, os autores entendem que talvez seja possível um mundo melhor, com mais justiça social, cidadãos mais participativos e sujeitos mais felizes.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Pena-Vega, Alfredo | Petraglia, Izabel
Data
8 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/66949 | 10.5216/rp.v31i1.66949
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 31 n. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social; 104-124 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion