-
As mudanças sociais, a relação família- escola e o processo educativo do estudante
- Voltar
Metadados
Descrição
Perante as inúmeras mudanças sociais que o mundo enfrenta em todos os âmbitos da sociedade, surge a necessidade de uma reflexão acerca das influências de tais mudanças na relação família e escola e, portando, na educação. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo abordar aspectos acerca das transformações da sociedade atual e seus novos significados. Com o suporte de escritos de autores como Bauman, Giddens, Touraine, Targino, Rossato, dentre outros, procura-se compreender as mudanças e desafios dos novos tempos e sua correlação ou possíveis consequência nas relações família-escola e, por decorrência na educação. A metodologia que deu origem a presente pesquisa consiste em uma reflexão bibliográfica, fundamentada no diálogo, interpretação e argumentação dos autores com fichamento de cada obra, ressaltando os pontos principais e de relevância para fundamentação do tema. A hipótese do trabalho é de que as transformações sociais incidem em mudanças na constituição familiar e na relação desta com a escola, geram variáveis que se constituem em obstáculos e dificuldades na aprendizagem escolar. As considerações finais apontam na perspectiva de que cada vez mais as categorias do diálogo, da relação familiar equilibrada, da participação efetiva e da práxis colaborativa entre família e escola são exigências da educação nas sociedades pós-modernas.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Sem fomento
Autor
Arnaldo Nogaro; URI | Franciele Fátima Marques ; Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação - UPF. Professora da URI Erechim. | Bruna Kátia Samoyedem; Licenciada em Pedagogia da URI Erechim. Professora da rede Pública municipal de Erechim.
Data
26 de abril de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 38 (2018); 221-247
Tipo
Avaliado por Pares