-
As múltiplas faces da comodificação e a constituição da crítica acerca das práticas de consumo contemporâneas||The multiple forms of commodification and the criticism of contemporary consumer practices
- Voltar
Metadados
Descrição
A passagem de “quase tudo” à qualidade de mercadoria é um fenômeno contemporâneo que enseja um processo conhecido como comodificação (ou mercadorização, mercantilização). Na medida em que promove impactos a longo prazo na constituição das sociedades, abre espaço para uma reflexão no campo sociológico sobre “o que” pode ser comprado e vendido e acerca do protagonismo dos agentes legitimadores desses novos mercados que se constituem. Após extensa revisão da literatura acadêmica de caráter transdisciplinar, este artigo sintetiza as múltiplas faces que a comodificação assume nas práticas de consumo contemporâneas. Os exemplos envolvem bens tangíveis e aspectos simbólicos do cotidiano que se tornam alienáveis, revelando como a cultura, a música, os alimentos, os recursos naturais, os lugares, a violência, as partes do corpo, o sexo, as tradições, a educação, a religião e até as emoções passam a ter valor nos domínios do mercado. O objetivo deste artigo é, primeiramente, entender as origens do conceito para, em seguida, apreender as feições determinantes do fenômeno nas dinâmicas de mudança social. Pretende-se estimular o debate e repensar criticamente: Em um mundo em que “tudo está à venda”, os indivíduos passam também a ser tratados como mercadorias? Pela análise dos casos, argumenta-se que os processos comodificantes alteram as formas da vida cotidiana e afetam as relações sociais, levando, em última análise, à ressignificação das “qualidades humanas” e à despolitização dos indivíduos com as dinâmicas de mudança social.Palavras-chave: comodificação, mercadoria, mercado de consumo, mudança social.||The turn of “almost everything” to the quality of commodity reflects a contemporary process known as commodification (or commoditization). As this process promotes long-term impacts on the constitution of societies, it calls for a reflection on the sociological field of “what” can be bought and sold and about the role of legitimizing agents of these new markets that arise. After extensive review of the transdisciplinary academic literature, this paper summarizes the multiple forms of commodification in contemporary consumer practices. The examples involve tangible goods and symbolic aspects of daily life that become alienable, revealing how the culture, music, food, natural resources, places, violence, body parts, sex, traditions, education, religion and even emotions begin to have value in the market arena. The first purpose of this paper is to understand the origins of the concept, and then be able to seize the crucial features of the phenomenon in the dynamics of social change. It also aims at stimulating the debate and rethinking critically: In a world where “everything is for sale”, individuals also come to be treated as commodities? After the analysis of the cases, it is argued that commodifying processes change the ways of everyday life and affect the social relations, leading, ultimately, to reframe the “human qualities” and to the depoliticization of the individuals to the dynamics of social change.Keywords: commodification, commodity, consumer market, social change.
ISSN
2177-6229
Periódico
Autor
Beck, Ceres Grehs | Cunha, Luis Henrique Hermínio
Data
23 de fevereiro de 2017
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2017.53.1.14 | 10.4013/csu.2017.53.1.14
Idioma
Editor
Fonte
Ciências Sociais Unisinos; v. 53 n. 1 (2017): janeiro/abril; 136-147 | 2177-6229 | 1519-7050
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion