Descrição
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a relevância das Oficinas Itinerantes do PIBID Geografia da Universidade Federal de Pelotas a partir da abordagem da Cartografia Escolar, do pensamento espacial e da promoção do estímulo da criticidade do aluno junto ao seu raciocínio geográfico. Optou-se por centrar a discussão mais detalhada em duas oficinas, a de “Gênero e Sexualidade e a “Iniciação Cartográfica”, por acreditar que essas oficinas representam de melhor forma o caráter extensionista dessas práticas que visam conectar a Universidade e a Escola. As oficinas de Gênero e Sexualidade e Iniciação Cartográfica buscam integrar os alunos com práticas sócio-espaciais que permeiam o pensamento espacial e o raciocínio geográfico em seus processos de aprendizagem. Conclui-se nesse artigo que as oficinas do PIBIDGeo contribuem para a formação inicial e continuada de professores, como também para outros métodos e metodologias para o ensino de Geografia, além de possibilitar o se fazer professor e professora no dia a dia da profissão.