Descrição
A tarefa que nos propomos nesse artigo é pensar a Educação tomando a complexa obra de Michel Foucault como parâmetro para refletir, entender e problematizar as ideias do intelectual francês na elaboração de conceitos e categorias. Neste sentido, buscaremos classificar e sintetizar a obra foucaultiana de modo a fazer uma possível analogia com as teorias e práticas pedagógicas. A contribuição de Foucault para a Educação consiste em repensar a escola e o pensamento de modo não canônico, rechaçando a ortodoxia, a instauração e a reprodução de "verdades" que muitas vezes alcançam um grande poder de difusão nos círculos acadêmicos. Procuramos, também, nesse breve ensaio, apontar uma série de mecanismos de sujeição que passaram a se constituir a partir do século XVIII nos países ocidentais e que atingiram a sua forma mais complexa na sociedade disciplinar do século XIX, destacando o papel da escola no adestramento dos corpos e das mentes, um espaço no qual a disciplina instituía a docilização e produtividade dos corpos a ela submetidos em que tal modelo de escola, erigida numa perspectiva modernista, articulava-se a um processo de subjetivação dos indivíduos.