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As TIC redesenhando as fronteiras do currículo
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Metadados
Descrição
Caracterizando a escola e o currículo tecnológico que a enforma como produtos da modernidade, é abordada a transição paradigmática que se vive actualmente, procurando demonstrar o mal-estar que perpassa a escola quando ela se socorre das tecnologias para reforçar uma pressuposta “gestão científica” do ensino. Num quadro de passagem para a pós-modernidade, este artigo sublinha o impacte que as tecnologias de informação e comunicação estão a provocar no currículo oficial, enquanto ordenamento linear, hierarquizado e territorializado do conhecimento, uma vez que permitem, além de estimularem desenhos de antecipação de cenários face à imprevisibilidade do futuro, a integração disciplinar característica duma aprendizagem natural, a individualização de percursos de acordo com motivações e interesses pessoais, o reconhecimento da pluralidade de outras fontes de conhecimento que não a escola e a abertura a diferentes formas culturais de estar e pensar, abrindo caminho para uma aprendizagem autónoma e ao longo da vida.
Palavras-chave: TIC. Currículo. Pós-modernidade.
ISSN
2238-1279
Autor
Carlos Nogueira Fino; Universidade da Madeira | Jesus Maria Sousa; Universidade da Madeira
Data
19 de julho de 2005
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 2, No 3 (2005); 53-66
Tipo
Avaliado por Pares