-
As últimas imagens: rememoração familiar, trauma e fotografia
- Voltar
Metadados
Descrição
Através de um procedimento de partilha mnemônica com membros de uma família que sofreu um episódio de violência em 2007, o artigo explicita os índices comparativos possíveis entre o processo da rememoração traumática coletiva e o estudo fotográfico. Entre depoimentos e análises de imagens caseiras, ganha relevo o uso de ferramentas visuais para decodificar processos evocados pelas “últimas imagens”, tanto as perturbadoras quanto as de potencial para ressignificar.Abstract Through a mnemonic process engaging members of a family who went through an episode of violence in 2007, this article evinces comparative signs between the collective act of traumatic remembrance and the photographic study. Among the testimonies and analyses of homemade pictures, some visual tools stand out: those that might decode processes evoked by the “last images”, either to disturb or to reframe the stories.
ISSN
0103-7269
Periódico
Colaboradores
Fundação para a Ciência e a Tecnologia | Lisbon Consortium
Autor
Cardoso, Eduardo Prado
Data
11 de março de 2021
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/106663 | 10.22456/2179-8001.106663
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/106663/60937 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/106663/59771 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/106663/59772 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/106663/59773 | /*ref*/BAER, U. Spectral evidence: the photography of trauma. Cambridge: The MIT Press, 2002. 210 p. | /*ref*/BARTHES, R. Camera lucida: reflections on photography. New York: Hill and Wang, 1981. 119 p. | /*ref*/BAZIN, A.; GRAY, H. The onthology of the photographic image. Film Quarterly, v. 13, n. 4, p. 4-9, 1960. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1210183. | /*ref*/CADAVA, E. Words of light: theses on the photography of history. Princeton: Princeton University Press, 1997. | /*ref*/DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010. 260 p. | /*ref*/FLUSSER, V. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008. 150 p. | /*ref*/GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2013. 114 p. | /*ref*/KRACAUER, S.; LEVIN, T. Y. Photography. Critical Inquiry, v. 19, p. 421-436, 1993. | /*ref*/MACHADO, A. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984. 162 p. | /*ref*/SONTAG, S. On photography. New York: RosettaBooks, 2005. E-book. 165 p. | /*ref*/VAQUEIRO, V. Morte e fotografía. Grial, v. 36, n. 139, p. 475-488, 1998. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/29751531.
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Eduardo Prado Cardoso | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 26, n. 45 (2021): AHEAD OF PRINT (DOSSIÊ ARTE E TRAUMA) | 2179-8001
Assuntos
Artes visuais; Teoria e Crítica da Arte; | Fotografia de família; Trauma; Memória | Fotografia;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion