-
Aspectos biológicos e afetivos em arte e tecnologia
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo aporta aspectos biológicos e afetivos em produções de arte e tecnologia, a partir de uma abordagem da memória como fio condutor. Ao objetivar ir além de seu enfoque como registro e armazenamento, pensamos a memória como imagem-ação, com sustentação teórica no filósofo francês Gilbert Simondon. Tais aspectos biológicos e afetivos da memória encontram-se concretizados em propostas artísticas que miscigenam o analógico e o digital, como nas obras dos artistas Stelarc, Eduardo Kac, Rafael Lozano-Hemmer e Chris Milk. A fim de tratarmos das implicações entre o natural e o artificial, discorremos sobre processos imagéticos que abarcam em suas concepções questões orgânicas, afetivas e maquínicas.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Oliveira, Andréia Machado
Data
30 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/93550 | 10.22456/2179-8001.93550
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/93550/53189 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/93550/50815 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/93550/50816 | /*ref*/BERGSON, Henri. Matéria y Memória. Buenos Aires: Cactus, 2006. | /*ref*/GIANNETTI, Cláudia. O sujeito-projeto: Metaformance e Endoestética. In: FILE Rio.São Paulo: FILE, 2006. | /*ref*/GRAU, Oliver (Org). Imagery in the 21st Century. Cambridge: MIT Press, 2011. | /*ref*/KAC, Eduardo. Time Capsule, 1997. Acesso em fev. 2012. Disponível em: https://www.ekac.org/kactimbr.html. | /*ref*/LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora 34, 2009. | /*ref*/LOZANO-HEMMER, Rafael. Last Breath. 2012. Acesso jan. 2016. Disponível em: http://www.lozano-hemmer.com/texts/manuals/Last_Breath.pdf. | /*ref*/LOZANO-HEMMER, Rafael. Some Things Happen More Often Than All of the Time. Espanha: Turner, 2007. | /*ref*/LOVERY, Margot. Digital currents: art in the electronic age. Nova York e Londres: Routledge Taylor & Francis Group, 2008. | /*ref*/MASSUMI, Brian. Parables for the Virtual: movement, affect, sensation. US: Duke University Press, 2002. | /*ref*/MILK, Chris. "The Treachery of Sanctuary", 2012. Acesso jan. 2016. | /*ref*/Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I5__9hq-yas. MILLS, Simon. Gilbert Simondon: information, technology and media. Nova York, Londres: Rowman e Littlefield, 2016. | /*ref*/NANCY, Jean-Luc. The Ground of the Image. New York: Fordham University Press, 2005. | /*ref*/OLIVEIRA, Andréia Machado. Corpos Associados: interatividade e tecnicidade nas paisagens da arte. Tese de Doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2010. | /*ref*/OLIVEIRA, Andréia Machado. A experiência da imagem em instalações interativas. In: Contemporânea. Santa Maria: UFSM, v.1, n.1, 2018, p. 01 – 06. | /*ref*/ROCA, Marcel-lí Antúnez. Acesso nov. 2006. Disponível em: www.marceliantunez.com. | /*ref*/SAUVAGNARGUES, Anne. Artmachines: Deleuze, Guattari, Simondon. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2016. | /*ref*/SIMONDON, Gilbert. Du mode d’existence des objects techniques. Paris: Editions Aubier, 1989. | /*ref*/SIMONDON, Gilbert. Curso sobre la percepción (1964-1965). Buenos Aires: Editorial Cactus, 2012. | /*ref*/SIMONDON, Gilbert. Imaginacion e Invencion (1965-1966). Buenos Aires: Editorial Cactus, 2013.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Andréia Machado Oliveira | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 40 (2019): DOSSIÊ: A ERA DIGITAL: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, DA EMPATIA E OS MEIOS-MÍDIA NA ARTE | 2179-8001
Assuntos
Artes; Artes Visuais; Arte e Tecnologia | Memória. Organismo. Afetivo. Arte. Tecnologia. | Arte e Tecnologia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "avaliado pelos pares", "artigo de convidado"