Descrição
Este artigo visa analisar aspectos da carreira docente no projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral. A carreira docente passa por algumas modificações nesse projeto, os docentes tem dedicação exclusiva, recebem um percentual salarial superior para tal e tem propostas diferenciadas de formação dentro do ambiente escolar. Para cumprir com esse propósito, são trazidos dados e reflexões da pesquisa de doutorado intitulada “Gestão Pública da Educação Paulista: as políticas de carreira docente e o novo ensino médio”, desenvolvida sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Joyce Mary Adam de Paula e Silva – Universidade Estadual Paulista. Promove-se, ainda, a descrição de uma escola de Ensino Médio de Período Integral do Estado de São Paulo, que iniciou as atividades no ano de 2014, com a finalidade de trazer da prática as pistas dos efeitos da implantação do projeto para os docentes que nela atuam. Por meio dos contatos com a escola, é possível perceber aspectos positivos com relação ao desenvolvimento pedagógico e aspectos negativos sobre o trabalho docente, como o aumento da burocracia. Sobre a formação, é centrada nos pilares do novo projeto de escola.