-
Aspectos da escrita cênica de “Roda Viva”||Aspects of the scenic writing of Roda Viva||Aspectos de la escritura escénica de Roda Viva
- Voltar
Metadados
Descrição
The play Roda Viva, written by Chico Buarque de Hollanda and staged by Zé Celso Martinez Corrêa, premiered in Rio de Janeiro in 1968. The hegemonic tendency of specialized reviews was to oppose the scenicaspects to the texts, as if the dramaturgy and its first staging were completely contrastive. This article aims exploring a different hypothesis: that the theatrical performance was the result of a co-authorship betweenthe playwright and the director. The staging enhanced aspects present in the dramaturgy. In order to defend this hypothesis, some aspects of the show shall be analyzed: its hybrid gender; the ritualization; the use ofthe chorus; the erotization; and the explicit reference to the fame of the playwright himself (which can be associated to Tropicália tendencies).||La obra Roda Viva, escrita por Chico Buarque de Hollanda y escenificada por Zé Celso Martinez Corrêa, estrenó en Río de Janeiro en 1968. La tendencia hegemónica de la crítica especializada fue contraponer texto y escena, como si la dramaturgia y su primer montaje fuesen en todo contrastantes. Este artículo busca explorar una hipótesis diferente: la de que el espectáculo sería resultado de una coautoría entre el dramaturgo y el director. La puesta en escena podría intensificar rasgos presentes en la dramaturgia. Para lidiar con esta hipótesis, se analizarán algunos aspectos del espectáculo: la hibridez de género; la ritualización; la coralización; la erotización; y la referencia explícita a la fama del propio dramaturgo (que puede ser asociada a tendencias de la Tropicália).||A peça Roda Viva, escrita por Chico Buarque de Hollanda e encenada por Zé Celso Martinez Corrêa, estreou no Rio de Janeiro em 1968. A tendência hegemônica da crítica especializada foi contrapor texto e cena, como se a dramaturgia e sua primeira montagem fossem em tudo contrastantes. Este artigo busca explorar uma hipótese diferente: a de que o espetáculo seria resultado de uma coautoria entre o dramaturgo e o encenador. A encenação teria intensificado traços presentes na dramaturgia. Para lidar com essa hipótese, serão analisados alguns aspectos do espetáculo: a hibridez de gênero; a ritualização; a coralização; a erotização; e a referência explícita à fama do próprio dramaturgo (que pode ser associada a tendências da Tropicália).
ISSN
2238-3999
Periódico
Autor
Hotimsky, Nina Nussenzweig
Data
6 de maio de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/150266 | 10.11606/issn.2238-3999.v8i2p122-141
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Aspas
Fonte
Revue aSPAs; Vol. 8 No 2 (2018): 1968 e o processo cultural brasileiro - anticapitalismo, relações de produção, pesquisa estético-política e revolução; 122-141 | Revista Aspas; v. 8 n. 2 (2018): 1968 e o processo cultural brasileiro - anticapitalismo, relações de produção, pesquisa estético-política e revolução; 122-141 | Revista aSPAs; Vol. 8 Núm. 2 (2018): 1968 e o processo cultural brasileiro - anticapitalismo, relações de produção, pesquisa estético-política e revolução; 122-141 | 2238-3999
Assuntos
Dramaturgy | Staging | Brazilian theather | Musical theater | Dramaturgia | Escenificación | Teatro brasileño | Teatro musical | Dramaturgia | Encenação | Teatro brasileiro | Teatro musical
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion