-
Assumptions to read intercultural education in colonial Brazil from the jesuit mission||Pressupostos para ler a educação intercultural no Brasil colonial a partir da missão jesuítica
- Voltar
Metadados
Descrição
This work presents considerations on the Jesuit presence in Portuguese America during the first half of the 16th century and the educational processes proposed by the missionaries of this order for a specific group: the Tupinambá. From this objective, we intend to question some epistemic assumptions related to the history and historiography of Brazilian education. In this sense, theoretical-methodological questions based on a history of education focused on postcolonial studies, cultural history and critical intercultural studies are presented to the reader. Next, some of the assumptions related to the constitution of the idea of European modernity and one of its ramifications are shown: the Luso-Christian colonial expansion and its functional intercultural pedagogical practices in the domains of the Portuguese Empire. This connection, as pointed out, is analyzed from what we call the demonization of the indigenous soul. This itinerary is therefore taken as a way to valorise Law 11.645 /2008, which establishes the recognition and appreciation of Afro-Brazilian and indigenous history and culture, based on the writing of a new history of education.||Este trabalho apresenta considerações sobre a presença jesuítica na América portuguesa ao longo da primeira metade do século XVI e os processos educativos propostos pelos missionários desta ordem para um grupo específico: o Tupinambá. A partir deste objetivo, tenciona-se questionar alguns pressupostos epistêmicos ligados à história e historiografia da educação brasileira. Nesse sentido, questões teórico-metodológicas fundamentadas em uma história da educação focalizada nos estudos pós-coloniais, na história cultural e nos estudos interculturais críticos são apresentadas ao leitor. Emseguida, demonstram-se alguns dos pressupostos ligados à constituição da ideia de modernidade europeia e um de seus desdobramentos: a expansão colonial luso-cristã e suas práticas pedagógicas interculturais funcionais aos domínios do Império português. Esta conexão, conforme assinalado, é analisada a partir daquilo que chamamos de a demonização da alma indígena. Toma-se, pois, esse itinerário como caminho para valorização da lei 11.645/2008, que estabelece o reconhecimento e a valorização da história e cultura afro-brasileira e indígena, a partir da escrita de uma nova história da educação.
ISSN
1983-201X
Periódico
Abrangência
América portuguesa (Brasil colonial) | 1549-1759
Autor
Cressoni, Fábio Eduardo
Data
12 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/99070 | 10.22456/1983-201X.99070
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/99070/63322 | /*ref*/AGNOLIN, Adone. Jesuítas e Selvagens. A negociação da fé no encontro catequético-ritual americano-tupi (sec. XVI-XVII). São Paulo: Humanitas Editorial, 2007. AGNOLIN, Adone. O Apetite da Antropologia. O sabor antropofágico do saber antropológico: alteridade e identidade no caso tupinambá. São Paulo: Humanitas, 2005. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: EdUFMG, 1998. BLOCH, Marc. Apologia da história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BOXER, Charles. A Igreja e a expansão ibérica (1440-1700). Lisboa: Edições 70, 1981. CARTAS JESUÍTICAS (1549-1594). Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1988. 3 vols. CASTELNAU-L’ESTOILE, Charlotte de. Operários de uma vinha estéril. Os jesuítas e a conversão dos índios no Brasil: 1580-1620. Tradução de Ilka Stern Cohen. Bauru: EdUSC, 2006. CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. CRESSONI, Fábio Eduardo. Os Exercícios Espirituais e a construção da identidade pio mercantil jesuítica. In: CRESSONI, Fábio Eduardo (Org.). Educação, sociedade e cultura na América portuguesa. Estudos sobre a presença jesuítica. Curitiba: CRV, 2012. p. 16-38. DERRIDA, Jacques. L’écriture et la différence. Paris: Seuil, 1967. DUSSEL, Enrique. 1492, o encobrimento do outro. A origem do mito da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1993. DUSSEL, Enrique. Europa, modernidad y eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2000. EISENBERG, Jose. As missões jesuíticas e o pensamento político moderno: encontros culturais, aventuras teóricas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. FABRE, Pierre-Antonie. Ils iront em pèlerinage... L’ “expérience” du pèlerinage selon l’ “Examen général” dês Constitutions de la Compagnie de Jésus et selon les pratiques contemporaines. In: BOUTRY, Philippe; FABRE, Pierre-Antoine; JULIA, Dominique. Rendre ses voeux. Les identites pelerines dans l’Europe moderne (XVIXVIII siecles). Paris: Editions de l’Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, 2000. p. 159-188. FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade Tupinambá. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 1970. FERNANDES, Florestan. Organização social dos Tupinambá. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1963. GASBARRO, Nicola. Missões: a civilização cristã em ação. In: MONTERO, Paula (Org.). Deus na aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo, 2006. p. 67-109. HALL, Stuart. Da Diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: EdUFMG, 2003. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006. HANSEN, João Adolfo. O nu e a luz: cartas jesuíticas do Brasil. Nóbrega: 1549-1558. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 38, 1995. p. 87-119. HARTOG, Francois. O espelho de Heródoto: ensaio sobre a representação do outro. Tradução de Jacyntho Lins Brandao. Belo Horizonte: EdUFMG, 1999. HERNANDES, Paulo Romualdo. Os exercícios espirituais e o teatro. In: PAIVA, José Maria de; BITTAR, Marisa; ASSUNCAO, Paulo de (Orgs.). Educação, história e cultura no Brasil Colônia. São Paulo: Arke, 2007. p. 59-72. HOEFFNER, Joseph. La ética colonial española del siglo del oro. Madri: Cultura Hispânica, 1957. JANSEN, T. Devotio Moderna [verbete]. In: Lexicon. Dicionário teológico enciclopédico [Dizionario teologico enciclopedico]. São Paulo: Loyola, 2003. p. 191- 192. KANTOROWICZ, Ernest H. Os dois corpos do rei: um estudo sobre teologia política medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. METRAUX, Alfred. A religião dos Tupinambás e suas relações com as demais tribos tupi-guarani. 2. ed. São Paulo: Nacional: Edusp, 1979. MIGNOLO, Walter D. Histórias locais, projetos globais. Belo Horizonte: EdUFMG, 2003. MONTERO, Paula. Índios e missionários no Brasil: para uma teoria da mediação cultural. In: MONTERO, Paula (Org.). Deus na aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo, 2006. p. 31-66. NÓBREGA, Manoel da. Diálogo sobre a conversão do gentio [1556-57]. In: Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil. vol. II. LEITE, Serafim (org.). São Paulo: Comissão do quarto centenário da cidade de São Paulo, 1956. p. 317-345. O’MALLEY, John W. Os primeiros jesuítas. Tradução de Domingos Armando Donida. São Leopoldo: Ed. Unisinos; Bauru: EdUSC, 2004. PAIVA, Jose Maria de. Colonização e Catequese (1549-1600). São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982. PAIVA, Jose Maria de. Religiosidade e cultura brasileira: séculos XVI-XVII. Maringá: EDUEM, 2012. PÉCORA, Alcir. Teatro do sacramento. A unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira. São Paulo: Edusp; Campinas: Unicamp, 1994. POMPA, Cristina. Profetas e santidades selvagens. Missionários e caraíbas no Brasil colonial. Revista Brasileira de História, v. 21, n. 40, 2001. POMPA, Cristina. Religião como Tradução: missionários, Tupi e Tapuia no Brasil colonial. Bauru: EdUSC, 2003. QUIJANO, Aníbal. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2000. RAMINELLI, Ronald. Imagens da Colonização. A representação do índio de Caminha a Vieira. São Paulo: Edusp: Fapesp; Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; GONÇALVES, Luis Alberto Oliveira. Multiculturalismo e educação: do protesto de rua a propostas e políticas. Educação e Pesquisa. São Paulo. v. 29, n. 1, p. 109-123, jan./jun. 2003. TUBINO, Fidel. La interculturalidad crítica como proyecto ético-político. In: Encuentro continental de educadores agustinos. Lima, 24-28 de enero de 2005. Disponível em: http://oala.villanova.edu/congresos/educación/ lima-ponen-02.html. Acesso em: 09. dez. 2015. VANDENBROUCKE, Francois. Spiritualitá del Medioevo. Nuovi ambienti e nuovi problemi (sec. XII-XVI) [La Spiritualite du Moyen Age] Bologna: Edizioni Dehoniane, 1969. VAUCHEZ, Andre. A espiritualidade na Idade Média Ocidental. Séculos VIII a XIII. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. WALSH, Catarine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. Versão ampliada da comunicação apresentada no Seminário “interculturalidad y Educación Intercultural”. Instituto Internacional de Integração Andrés Bello (Org.). La Paz, 09-11 de março de 2009. Disponível em: file:///C:/Users/PESSOAL/Downloads/interculturalidad% 20critica%20y%20educacion%20intercultural%20(C.%20WASH).pdf. Acesso em: 09 dez. 2015. XAVIER, Angela Barreto; HESPANHA, Antonio Manuel. A representação da sociedade e do poder. In: HESPANHA, Antonio Manuel (Org.). História de Portugal. O Antigo Regime (1620-1807). Vol IV. MATTOSO, Jose (Dir.). Lisboa: Estampa, 1993. p. 121-51.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Anos 90
Fonte
Anos 90; v. 27 (2020); 1-11 | Anos 90; v. 27 (2020); 1-11 | 1983-201X | 0104-236X
Assuntos
History of education. Modernity. Intercultural Education. Jesuits. Tupinambá. | História; História da educação | História da educação; Modernidade; Educação Intercultural; Jesuítas; Tupinambá | Missões jesuíticas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa histórica