-
Astronomia no Ensino Fundamental: Contribuições de uma Sequência Didática Sociointeracionista Pautada por Questionamentos
- Voltar
Metadados
Descrição
The research involves the insertions of themes related to Astronomy based on the theoretical perspectives which prime for social relations and promote the construction of concepts inside a dialectical process in
Middle School. The study stems from the question referring to which elements are favored in a social interactionist pedagogical practice, having as its goal to analyze the potentialities of teaching guided by the
social interactionist perspective. Therefore, a didactic sequence was structured based on questionings to provide interaction, dialogue and the participation of the students. The appliance was held in the sixth year of Middle School (Brazilian grading), in a public school in the countryside of Rio Grande do Sul. The investigation used as its tool a logbook filled in by the researcher who was in the position of teacher of the
group. The obtained data was analyzed in light of the process of social interaction, establishing as analyses’ categories: student-student interaction, student-teacher interaction and student-material interaction. The results point out, in the first category, that the students were able to fully interact with their pairs, making a interlocution and dialogue directed to the exchange of knowledge construction possible; in the second category, it was pointed that the students had the opportunity and freedom to interact with the teacher/researcher in a way to make questions and infer that improved their learning; and in the third
category it was proved the importance of the usage of didactic materials that embrace the reality of each group, bringing elements that make possible to redeem their spontaneous knowledge and contextualized with their culture. The conclusion of the study points to the fact that the interaction processes favor the cognition-affect dimension, expanding the possibilities of learning.||O estudo envolve a inserção de temas relacionados à Astronomia no ensino fundamental a partir de perspectivas teóricas que primam pelas relações sociais e favoreçam a construção dos conceitos dentro de
um processo dialético. O estudo parte do questionamento referente a que elementos são favorecidos em uma prática pedagógica sociointeracionista, tendo como objetivo analisar as potencialidades de um ensino pautado pela perspectiva sociointeracionista. Para tanto, foi estruturada uma sequência didática apoiada em questionamentos de forma a proporcionar a interação, o diálogo e a participação dos estudantes. A aplicação ocorreu em uma turma de sexto ano, em uma escola pública estadual no interior do Rio Grande Sul. A investigação tomou como instrumento o diário de bordo preenchido pela pesquisadora que assumiu a condição de professora da turma. Os dados obtidos foram analisados à luz dos processos de interação social, estabelecendo como categorias de análise: interação aluno/aluno, aluno/professor e aluno/material. Tais resultados apontam, na primeira categoria, que os estudantes puderam interagir de forma plena com seus pares, possibilitando uma interlocução e um diálogo voltados a trocas e construção de saberes; na segunda categoria, mostraram que os estudantes tiveram oportunidade e liberdade de interagir com a professora/pesquisadora de modo a fazer inferências e questionamentos que enriqueceram suas aprendizagens; e, na terceira categoria, evidenciaram a importância de utilizar materiais didáticos voltados à realidade de cada turma, trazendo elementos que possibilitam resgatar seus conhecimentos espontâneos e contextualizados com sua cultura. A conclusão do estudo aponta para o fato de os processos de interações favorecerem a dimensão cognição-afeto, ampliando as possibilidades de aprendizagem.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Werner da Rosa, Cleci Teresinha | Locatelli da Silva, Barbara | Darroz, Luiz Marcelo
Data
17 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 31 n. 2 (2020): Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica; 243-267 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion