-
Atendimento educacional especializado sob a perspectiva do CAS/Goiânia: parâmetros para a escola regular
- Voltar
Metadados
Descrição
The present work has as its theme the Specialized Educational Service (ESA) for deaf children. The approach to this theme was based on the following concern: the extent to which the AEE offered at the Training Center for Professionals in Education and Care for People with Deafness (CAS), located in the city of Goiânia - Goiás offers parameters for the school's AEE regular public? In order to respond to this concern, we conducted a bibliographic study, coupled with an empirical research of a qualitative nature that aimed to analyze the performance of the Specialized Educational Service offered at CAS / Goiânia, in order to state ESA parameters for deaf students in regular schools. We approach as methodological procedures the realization of semi-structured interview, directed to two teachers of AEE, linked to the CAS, being a deaf and another listener. The results of the research show that the ESA offered by the researched institution, is in accordance with the theoretical assumptions of scholars in the area and offers parameters for the regular school to develop the ESA for deaf students, taking into account the three moments of this service, taking into account considering the bilingual learning of deaf children and consequently their social inclusion.||El presente trabajo tiene como tema el Servicio Educativo Especializado (ESA) para niños sordos. El abordaje de este tema se basó en la siguiente inquietud: la medida en que la AEE ofrecida en el Centro de Formación de Profesionales en Educación y Atención a Personas con Sordera (CAS), ubicado en la ciudad de Goiânia-Goiás ofrece parámetros para la AEE de la escuela publico regular? Para dar respuesta a esta inquietud, realizamos un estudio bibliográfico, combinado con una investigación empírica cualitativa que tuvo como objetivo analizar el desempeño de los Servicios Educativos Especializados que se ofrecen en CAS / Goiânia, con el fin de enunciar los parámetros de la ESA para estudiantes sordos en escuelas regulares. Abordamos como procedimientos metodológicos la realización de entrevista semiestructurada, dirigida a dos docentes de la AEE, vinculados al CAS, siendo un sordo y otro oyente. Los resultados de la investigación muestran que la ESA que ofrece la institución investigada, está de acuerdo con los supuestos teóricos de los académicos del área y ofrece parámetros para que la escuela regular desarrolle la ESA para estudiantes sordos, teniendo en cuenta los tres momentos de este servicio, teniendo en cuenta considerando el aprendizaje bilingüe de los niños sordos y consecuentemente su inclusión social.
||O presente trabalho tem como tema o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças surdas. Sua abordagem se deu a partir da seguinte inquietação: em que medida o AEE ofertado no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), situado na cidade de Goiânia-Goiás, oferece parâmetros para o AEE da escola pública regular? A fim de responder a esta inquietação, realizamos um estudo bibliográfico em Damázio (2007), Honora (2014), Quadros (2006), dentre outros, aliado a uma pesquisa empírica de cunho qualitativo, a qual objetivou analisar a performance do Atendimento Educacional Especializado ofertado no CAS/Goiânia, de forma a enunciar parâmetros de AEE para estudantes surdos nas escolas regulares. Como procedimento metodológico, foi realizada entrevista semiestruturada, direcionada às duas professoras de AEE, vinculadas ao CAS, sendo uma surda e outra ouvinte. Os resultados da pesquisa apontam que o AEE ofertado pela instituição pesquisada está de acordo com os pressupostos teóricos de estudiosos da área e oferece parâmetros para que a escola regular desenvolva o AEE para discentes surdos, levando em consideração os três momentos deste atendimento, tendo em vista a aprendizagem bilíngue das crianças surdas e, consequentemente, sua inclusão social.
ISSN
2179-2925
Periódico
Autor
Silva, Bruna Ferreira | Souza, Carla Salomé Margarida de | Melo, Kênia Abbadia de
Data
31 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66337 | 10.5216/revufg.v20.66337
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista UFG
Fonte
Revista UFG; Vol. 20 (2020): Revista UFG | Revista UFG; Vol. 20 (2020): Revista UFG | Revista UFG; v. 20 (2020): Revista UFG | 2179-2925 | 1677-9037
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion