Descrição
É inegável que vivemos em um mundo com avanços tecnológicos cada vez mais significativos que necessitam de discussão e compreensão por parte de professores. Nesse norte, esse trabalho é um recorte de uma pesquisa maior em andamento e objetiva introduzir estudos e discussões sobre a ação reflexiva na prática de sala de aula. Os dados selecionados foram gerados com base em uma pesquisa qualitativa sob a ótica da pesquisa-ação BARBIER (2007); THIOLLENT (2007) e FLICK (2010) e se dá por meio de grupos de discussão realizados no Laboratório de estudo de texto – LET/UEPG os quais resultam em relatos autobiográficos escritos em blogs criados pelos professores participantes. Tais dados estão sendo registrados no Arquivo de textos autobiográficos – ATA/UEPG (Protocolo (FUP) n.º 18985). Os aportes teóricos que abarcam esse diálogo pautam-se em MORAN (2007); SCHON (2000) e PIMENTA (2006). Os resultados dessas discussões, encaminham-se para posteriores projetos específicos a serem desenvolvidos dentro da escola a partir das diretrizes apontadas pelos participantes com o intuito de que sirvam como instrumento de ensino/aprendizagem que possam efetivar práticas dinâmicas e que auxiliem os professores no trabalho diário. Nesse processo, constrói-se um ensino reflexivo conforme Schõn (2000), baseado no processo de reflexão na ação.