Descrição
O presente trabalho se propõe a refletir sobre a exploração de dinâmicas artísticas que se estabelecem nas fronteiras entre ficção e realidade, a partir da experiência teatral Proyecto Prometeu e Testigo de Las Ruínas, coordenada pelo grupo colombiano Mapa Teatro. Pretendemos estabelecer, assim, ponderações acerca dos pressupostos estéticos e éticos inscritos nessas propostas teatrais, que tiveram como mote de criação levantar discussões referentes à desapropriação que vinham sofrendo moradores do, hoje extinto, bairro Santa Inês a partir das impressões, lembranças e relatos pessoais desses antigos moradores. O presente trabalho concentra sua análise especificamente nos modos e objetivos do uso de autobiografias dos antigos moradores na construção das ações cênicas desses espetáculos.||This paper presents a reflection on the artistic dynamics that are established at the boundaries between fiction and reality. To do so, it studies the theatrical experience proposed by Proyecto Prometeu and Testigo de Las Ruínas, coordinated by the colombian group Mapa Teatro. We pretend to raise some considerations on the aesthetic and ethical presuppositions written into these theatrical projects, whose original creative impulse was to as stimulate discussions related to the expropriation suffered by residents of the presently extinguished neighborhood of Santa Inês, by drawing on the impressions, memories and personal reports of former residents. This paper examines specifically the ways and goals of the use of personal narratives of former residents in constructing the scenic actions of these performances.