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Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
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Metadados
Descrição
Estudos isolados, de diversas áreas, evidenciam processo de precarização, desvalorização, sofrimentos e adoecimentos aos quais se submete o professor, no trabalho docente. Urge avançar com a articulação dos conhecimentos produzidos, para subsidiar investimentos no sentido de inaugurar espaços para a inclusão da pauta do cuidado no âmbito educacional, na cultura do magistério. Este artigo busca uma via de compreensão da autonomia docente que possibilite relacioná-la a formas de cuidado centradas no professor. O estudo evidencia algumas formas como a autonomia do professor é interpretada nos campos de Saúde e Educação: por um lado, a configuração de riscos de adoecimento e a proteção/promoção da saúde do trabalhador professor; por outro, a profissionalização docente. A teia das relações entre autonomia e cuidado é tecida a partir de fios que perpassam aspectos da saúde do trabalhador professor, do trabalho docente e da profissionalização do magistério. A questão da autonomia pode configurar um eixo para a interdisciplinaridade na atenção ao professor e uma chave para a discussão de uma cultura do cuidado e da saúde docente, no âmbito educacional. A temática do cuidado comporta uma potência articuladora das discussões que problematizam o trabalho docente, a formação de professores e o processo de profissionalização do magistério e, também, da integralidade e da interdisciplinaridade na atenção a saúde do professor. Uma cultura de cuidado do professor se faz necessária no campo da educação; e a questão da autonomia pode contribuir para alguns dos encaminhamentos na direção da sua concretização.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Penteado, Regina Zanella
Data
15 de janeiro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228 | 10.20396/etd.v20i1.8649228
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254 | ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254 | 1676-2592
Assuntos
Educação. Condições do trabalho docente. Saúde do professor. Saberes do docente. Formação de professores. Valorização do professor. | Educação | Trabalho Docente
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Estudo teórico-reflexivo