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Autoridade enfraquecida, violência contra professores e trabalho pedagógico
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Metadados
Descrição
Este artigo tem como objetivo analisar as ligações entre desautorização e violência escolar contra professores em uma instituição de educação básica e identificar seus possíveis efeitos no trabalho docente. Resultou de uma pesquisa com abordagem metodológica mista, delineamento exploratório e formato de estudo de caso. Foi realizada em uma escola pública estadual de ensino médio da cidade de Rio Branco (AC) no ano de 2015. A coleta de dados aconteceu em duas etapas: preliminar (levantamento documental) e principal (entrevista semiestruturada e questionário fechado). Os sujeitos foram 35 professores. A pesquisa procurou compreender a perspectiva dos sujeitos vitimados pela desautorização e pela violência. Os resultados indicam que os professores associam a violência, que dizem sofrer, ao enfraquecimento de sua autoridade, cujas consequências têm afetado diretamenteseu desempenho profissional. Apesar de existir entre os professores um clima de insegurança e medo, ficou evidente que estes não são vítimas diretas de graves violações, mas de microviolências, entretanto, guiados por um imaginário da violência escolar, agem como se assim o fossem. Concluiu-se, portanto, que as falas dos professores sobre a desautorização e o aumento da violência revelam muito mais do que aparentam, simbolizam também uma denúncia da precarização do trabalho docente e do descaso com a educação; expressam, ainda, uma tentativa de significar suas angústias diante da frustração profissional; representam, por fim, um recurso para justificar ou encobrir a desistência psicológica e física do trabalho.
ISSN
0104-4060
Periódico
Colaboradores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (FAPAC)
Autor
Pereira, Antônio Igo Barreto | Zuin, Antônio Álvaro Soares
Data
25 de setembro de 2019
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Educar em Revista
Fonte
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 331-351 | Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 331-351 | Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 331-351 | 1984-0411 | 0104-4060
Assuntos
Educação; Fundamentos da Educação | Desautorização; Violência escolar; Trabalho pedagógico; Mal-estar docente | Relações interpessoais na escola
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion