Descrição
Nas últimas décadas do século XIX, Fortaleza passou por grandes transformações urbanas, sociais e políticas. Nesse contexto, as manifestações culturais festivas negras que ocorriam na cidade sofreram perseguições e tentativas de controle. Para resistir, essa cultura negra recriava-se a partir das vivências de seus sujeitos. Esse artigo analisa o deslocamento dos reis negros coroados na Irmandade do Rosário de Fortaleza para outras manifestações culturais, como os autos de rei congo. Ressaltam-se diversas dimensões presentes nessas festas, ampliando, portanto, a visão de que eram apenas diversões e buscando percebê-las também como espaços de sociabilidades e de reelaborações culturais, bem como instrumentos dos negros para a conquista de territórios físicos e simbólicos na cidade.||In the last decades of the nineteenth century, Fortress has gone through major transformations, urban and social policies. In this context, the black cultural festival taking place in the city have suffered persecution and attempts at retrenchment. To resist, that black culture is recreated from the experiences of individuals who worked at these parties. This article examines the displacement of black kings crowned in the Brotherhood of the Rosary of Fortaleza to other cultural events, such as records of King Congo. We highlight several dimensions in those parties, extending therefore the view that they were just looking for fun and perceive them as well as spaces of sociability and cultural reworkings, as well as powerful instruments of blacks to conquer territories in the physical and symbolic city.