Descrição
Este estudo investigou questões relacionadas à divulgação de ideias científicas a um público não-especialista, considerando as possíveis interações entre comunicação, educação e meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida a partir do levantamento de textos de divulgação científica sobre meio ambiente nos jornais O Globo e O Dia e nas revistas Scientific American Brasil e Veja. Os resultados obtidos indicam que esses meios de comunicação assumem a temática ambiental como informação relevante para os seus leitores. Além disso, fornecem dados relevantes para a discussão acerca da incorporação dos textos de divulgação científica em práticas de educação ambiental.Palavras-chave: Juventude. Educação. Consumo. Identidade.Evaluation of disclosure ofenvironmental issues in newspapersand magazines as a means ofenvironmental educationAbstract This study investigate issues related to the dissemination of scientific ideas to a non-specialist audience, considering the possible interactions between communication, education and environment. The research was developed from a survey of scientifique texts about enviroment published in O Globo and O Dia newspaper and in Scientific American Brazil and Veja magazines.The results indicate that these media view environmental issues as relevantinformation for their readers. In addition, provide data relevant to the discussion about the incorporation of the texts of Scientific practices in environmental education.Keywords: Environment.