-
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO VIVENDO A ODONTOLOGIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Voltar
Metadados
Descrição
O Projeto Vivendo a Odontologia tem como propósito que alunos de 1º a 4º semestre possam ter um contato prévio a situações clínicas, atuando como auxiliares, ou observando os acadêmicos mais adiantados durante a realização de procedimentos, durante duas horas por semana. O Projeto dispõe de aulas teóricas semanais, com duração de uma hora. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da participação no Vivendo a Odontologia no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Foram realizadas perguntas com caráter de questionário-avaliativo sobre questões abordadas nas aulas do projeto, bem como sobre o preparo dos alunos para as clínicas. Os questionários foram aplicados na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, entre 21 de julho e 3 de agosto de 2016. Analisadas as respostas, sobre o conhecimento de materiais odontológicos, a média foi superior a 8. O conhecimento em biossegurança, teve a média acima de 9. A influência em ter um maior contato com colegas teve média próxima a 10, bem como o aprendizado influenciado pelos colegas. Os encontros semanais com propósito de aprendizagem tiveram média acima de 8,5. Obteve-se uma preparação maior para procedimentos em atendimentos a pacientes, ficando com média 9. Após participarem no projeto, os alunos ficaram mais seguros para a prática clínica, obtendo média acima de 8. O questionário foi respondido em uma escala de mínimo (zero) e de máximo (dez). Participar do Vivendo a Odontologia proporciona ao acadêmico maior segurança na prática clínica e maior aptidão para lidar com as situações/problemas que enfrentará no futuro profissional.
ISSN
2358-8195
Periódico
Autor
Rolim de Souza, Ezilmara Leonor | Lambrecht, Jeniffer | Soares Falson, Luiz Antônio | Moreira Pinto, Larissa
Data
29 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/18021 | 10.15210/ee.v25i2.18021
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Expressa Extensão; v. 25, n. 2 (2020): Expressa Extensão; 13-19 | 2358-8195 | 1414-4190 | 10.15210/ee.v25i2
Assuntos
Ensino. Odontologia. Aprendizagem.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares