-
Avaliação de processos para a formação docente fundamentados na perspectiva dialogico-problematizadora: categorias de analise||Evaluation of teacher training courses based on the prospect dialogical-problematizing: analysis categories||Evaluacion de carreras de formacion docente fundamentados en la perspectiva dialogico-problematizadora: categorias de analisis
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto traz uma proposta de categorias avaliativas nos processos formativos para docentes a partir dos principios freireanos, dialogicidade e problematização. Tem como referencia uma formação baseada nas etapas formuladas por Freire: Levantamento Preliminar, Analise das Situacoes Significativas, Escolha das Codificacoes, Dialogos Descodificadores e Redução Tematica. Prevista por Delizoicov e Freire, uma quinta etapa e incluida e usa os “tres momentos pedagogicos”. A analise foi construida a partir dos criterios: Concepcoes dos professores sobre o ensino de ciencias; Pesquisas qualitativas iniciais derivadas do estudo da realidade; Selecao de falas coletadas, proposicao dos temas/contratemas; Formulação das problematizacoes e indicação de conteúdos; Organização de atividades/aulas; e se referenciam nos estudos de Gouvea da Silva. O artigo traz tambem, indicacoes de encaminhamentos e reorientacoes a serem realizados por aqueles que desenvolverem formação na perspectiva freireana.||The text presents a proposal of evaluative categories for processes of teacher education from the freirean’s principles of dialogical and problematization. It takes as reference an education based on the steps made by Freire: Preliminary Survey, Analysis of Significant Situations, Choice of Codifications, Decoding Dialogues and Thematic Reduction. Foreseen by Delizoicov and Freire, a fifth step is included and uses the “Three Pedagogical Moments”. The analysis was constructed based on the criteria: Teacher’s conceptions about sciences teaching; Initial qualitative research derived from the study of reality; Selection of collected speeches, proposition of themes and counter-themes; Formulation of problematization and indication of content; Organization of activities and lessons; and reference within the studies of Gouvea da Silva. The article presents in its conclusions, indications of referrals and adjustments to be made by those who develop training in freirean’s perspective.||El texto trata de una propuesta de categorias para evaluacion en los procesos de formacion docente a partir de los principios de Freire, dialogicidad y problematizacion. Toma como referencia una formacion basada en las etapas formuladas por Freire: EstudioPreliminar, Analisis de Situaciones Significativas, Eleccion de las Codificaciones, Dialogos Descodificadores, y Reduccion Tematica. Tem como referencia uma formação baseada nas etapas formuladas por Freire: Levantamento Preliminar, Analise das Situacoes Significativas, Escolha das Codificacoes, Dialogos Descodificadores e Redução Tematica. Prevista por Delizoicov y Freire, se incluye una quinta etapa, y se utilizan los “tres momentos pedagogicos”. El analisis fue construido a partir dos criterios: Concepciones de los profesores sobre la enseñanza de ciencias; Investigaciones cualitativas iniciales derivadas del estudio de la realidad; seleccion de conversaciones colectadas, proposicion de temas/contra temas, formulacion de las problematizaciones e indicacion de contenidos; Organizacion de actividades/clases; y se referencia en los estudios de Gouvea da Silva. El artículo tambien trae, indicaciones de remisiones y ajustes a ser realizados por aquellos que desarrollen la capacitacion en la perspectiva de Freire.
ISSN
1809-4465
Colaboradores
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)
Abrangência
Brasil | Professores de Quimica
Autor
Lambach, Marcelo | Marques, Carlos Alberto | Silva, Antônio Fernando Gouvea da
Data
12 de setembro de 2018
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1105 | 10.1590/s0104-40362018002601105
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 1128-1150 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Educação | Formação Permanente de Professores; Avaliação de Processos na Formação Docente; Paulo Freire; Ensino de Ciencias | Permanent Teacher Education; Process Evaluation of Teacher Education; Paulo Freire; Science Teaching | Formacion docente continua; Evaluacion de procesos de formacion docente; Paulo Freire; Eneñanza de las Ciencias
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion