Descrição
Este artigo pretende discorrer sobre as recentes alterações na dinâmica de governança da cadeia de produção da indústria fonográfica, propiciadas prioritariamente pelo surgimento de meios digitais de distribuição de conteúdo via Internet. Para cada momento histórico, são propostos modelos que facilitem a compreensão da dinâmica de governança entre os agentes da cadeia em estudo. Pode-se avaliar, desta forma, como a relação entre autores, gravadoras e consumidores se alterou com o surgimento das redes de compartilhamento de conteúdo na Web. O trabalho conclui sobre o movimento de redução da assimetria entre agentes na cadeia, para um modelo híbrido que tende ao formato de governança de mercado. No entanto, este novo cenário de governança não necessariamente adota a entidade preço como delineadora de oferta e demanda, sendo esta substituída por uma série de fatores de caráter mais intangível, como confiabilidade sobre a plataforma de acesso e controle do conteúdo musical por parte dos consumidores. ||This paper discusses how the governance of the phonographic industry has changed over time, and how the emergence of the digital distribution triggered the latest changes. To portrait the evolution of the industry, different governance models are proposed for each period, which characterize the relarionship between authors, artists, recording companies and consumers. This discussion concludes that the Internet and digital distribution has reduced the power assymetry in the industry, and price is not the main driver that defines consumer behavior: intangibles as image and trust on the technological platform, and the sense of control over content consumers can develop are important drivers.