Descrição
The objective is to investigate the consequences of the adoption of an essayistic language in films that revolve around the family background of the directors. Our hypothesis is that the essayistic language assumed by works operates a double transformation in home movies as files, documents: on the one hand, structure them narratively, giving new meaning to them; and secondly, it converts the intimate and private nature of these images in part of a public screening of the film. We intend to analyze Otto (2012) and Elena (2012), to finally signal that for Elena side reveals how new meaning to life through death, Otto does the reverse movement, reframes through birth.||Objetiva-se investigar os desdobramentos da adoção de uma linguagem ensaística em filmes que giram em torno do contexto familiar dos realizadores. Partimos da hipótese de que a linguagem ensaística assumida pelas obras opera uma dupla transformação nos filmes de família, enquanto arquivos originais: por um lado, estrutura-os narrativamente, ressignificando-os; e, por outro, converte a natureza íntima e privada dessas imagens em parte de um filme de projeção pública. Pretende-se analisar Otto (2012) e Elena (2012) para, por fim, sinalizar que se por um lado Elena nos revela como ressignificar a vida por meio da morte, Otto faz o movimento inverso, ressignifica-a por meio do nascimento.